Alexya Cerqueira

Alexya Cerqueira

Blog sobre Arquitetura e Design

3 TÉCNICAS DE COMBINAÇÕES DE CORES PARA QUEM DESEJA CAPRICHAR NA DECORAÇÃO

Você já parou para pensar na importância da tabela de cores escolhida para a sua decoração?

O nosso ambiente transmite sensações e essas sensações também são passadas através das cores que compõem o espaço. Pensando nisso, o tema dessa matéria vai tratar sobre algumas combinações de cores e respectivas estratégias para uma decoração elaborada e seus efeitos.

1.CORES NEUTRAS

As cores neutras podem ser definidas como os tons mais claros como o branco, bege, creme, cinza e derivados. Todas essas cores têm em comum o fato de serem bem discretas e deixarem a decoração elegante e atemporal.

Você pode optar por decorar com apenas uma dessas cores ou então misturá-las, dependendo do efeito que se deseja alcançar. Essa técnica de decoração com cores neutras é uma boa aposta também para quem tem ambientes pequenos pois ajudam a melhorar a sensação de luminosidade e a sensação de amplitude do local.

Fonte: Divulgação/Pinterest

Fonte: Divulgação/Pinterest

2. CORES NEUTRAS + PONTOS DE DESTAQUE

Se você é o tipo de pessoa que tem o desejo de trabalhar com cores na sua decoração, mas tem medo de exagerar ou criar composições muito fortes e pesadas, uma boa solução para você pode ser trabalhar com pontos de destaques com cores.

A estratégia em questão se trata da criação de uma ambientação que dispõe de um ambiente neutro, com as cores já citadas (branco, bege, cinza...) e então trabalhar com pequenos elementos com cores que irão se destacar no ambiente. Para isso, você pode escolher elementos como travesseiros, quadros, vasos, flores, tapetes entre outros e caprichar na cor escolhida. O resultado vai ser uma decoração com personalidade, alegre e jovial, mas sem perder a discrição.

Fonte: Divulgação/Pinterest

Fonte: Divulgação/Pinterest

Fonte: Divulgação/Pinterest

3.ESQUEMA DE CORES MONOCROMÁTICOS

Nesse tipo de esquema você irá utilizar vários tons de uma mesma cor. Se escolher a cor verde, terá diversos tons de verde e se escolher a cor azul, trabalhará com diversos tons de azul.

O significado da cor também é muito importante e faz muita diferença. Para saber qual cor usar, pense em qual sensação você deseja que aquele espaço transmita. Por exemplo: cores quentes como vermelho e laranja são cores mais estimulantes, enquanto cores como azul e verde são mais calmantes. Tendo escolhido sua cor, é só arrasar com sua decoração cheia de personalidade e estilo.

Fonte: Divulgação/Pinterest

Fonte: Divulgação/Pinterest

Fonte: Divulgação/Pinterest