Alexya Cerqueira

Alexya Cerqueira

Blog sobre Arquitetura e Design

4 Estratégias de iluminação para deixar o seu quarto mais aconchegante

Confira agora como transforrmar o seu quarto.

A iluminação é um fator essencial para promover um ambiente agradável e acolhedor aos nossos ambientes. Para a decoração, a iluminação pode modificar a percepção em relação ao espaço, valorizar cores, texturas e formas para transformar um local. 

Para as pessoas que gostam de ambientes decorados com plantas, a iluminação será superimportante para mantê-las bonitas e saudáveis. Pensando nisso, confira agora algumas estratégias que podem transformar o seu quarto em um ambiente mais agradável.

ILUMINAÇÃO DIRETA

Fonte: Divulgação/Pinterest

A iluminação artificial direta é aquela em que o fluxo luminoso incide diretamente sobre algum ponto específico.  É importante destacar que esse sistema deve ser utilizado com cautela pois seu uso de maneira deliberada por causar cansaço visual devido a incidência excessiva de iluminação.

Esse tipo de iluminação é ideal para composições usando abajur ou arandelas.

ILUMINAÇÃO INDIRETA

Fonte: Divulgação/Pinterest

É o tipo de iluminação artificial que não será projetada diretamente sobre os objetos. Geralmente é direcionada para paredes ou para o próprio forro e assim para a emitir uma iluminação difusa e agradável para o ambiente.

O interessante desse tipo de iluminação é que ela cria um clima diferenciado para o espaço, tornando-o aconchegante e mais propicio para o relaxamento. Logo, é uma ótima estratégia para ambientes de descanso como o quarto.

Nesse tipo de ambiente seria interessante o uso de sancas no telhado ou iluminação embutida na cabeceira da cama.

ILUMINAÇÃO DE DESTAQUE 

Fonte: Divulgação/Pinterest

Este tipo de iluminação ajuda a destacar pontos específicos do ambiente ou decoração. É uma luz mais concentrada, que ajuda a iluminar uma imagem ou quadro do seu quarto, por exemplo.

Você pode escolher algum objeto ou elemento do seu espaço e destacar com pontos de luz pequenos ou trilhos.

ILUMINAÇÃO DECORATIVA

Fonte: Divulgação/Pinterest

Em um projeto arquitetônico e luminotécnico, as lâmpadas podem ser usadas para muito mais do que apenas clarear um ambiente. Essa é a iluminação decorativa, um conceito que utiliza luminárias e outros itens para realçar a estética de um espaço. Ou seja, você pode escolher os próprios equipamentos como objetivo de embelezar o ambiente: pendentes, lustres, arandelas, etc.