Alexya Cerqueira

Alexya Cerqueira

Blog sobre Arquitetura e Design

5 IDEIAS DE DECORAÇÃO PARA AMPLIAR AMBIENTES PEQUENOS

Ambientes pequenos são uma realidade nas construções atuais.

A arquiteta Alexya Cerqueira explica como algumas alternativas na decoração podem ampliar visualmente ambientes pequenos. 
Ambientes pequenos são uma realidade nas construções atuais. Pensando nisso, confira a seguir 5 dicas que ajudarão a ampliar visualmente espaços pequenos de maneira simples e sem mudanças estruturais nos ambientes.

1- CORES CLARAS 

Fonte: Divulgação/Pinterest

A primeira estratégia que pode ser utilizada na decoração é a utilização de cores claras. Seja nos móveis, nas paredes ou até mesmo no piso, a cor clara tem o poder de aumentar a luminosidade do local e trazer mais harmonia ao espaço.

2 - LUMINÁRIAS PENDENTES OU ARANDELAS 


Fonte: Divulgação/Pinterest

Alguns modelos de luminárias como pendentes ou arandelas (luminárias em paredes) são ótimas opções para quem deseja ampliar visualmente o ambiente pois elas não exigem apoio e podem ser usadas em decorações com poucos móveis. A iluminação é tudo em um ambiente compacto e também amplia visualmente o mesmo.

3 - MINIMALISMO COMO TÉCNICA DE DECORAÇÃO


Fonte: Divulgação/Pinterest

Opte por uma decoração minimalista, ou seja, não preencha seu ambiente com muitos móveis pois quanto mais preenchido estiver o espaço, maior a sensação de que o ambiente é pequeno.

4 - INVISTA EM MÓVEIS PLANEJADOS


Fonte: Divulgação/Pinterest

Os móveis planejados são uma ótima opção para aproveitar espaços compactos, espaço além de facilitar a organização e a funcionalidade. Inclusive seu móvel planejado pode ter as portas espelhadas ou de vidro, o que irá contribuir ainda mais para a ampliação visual.

5 - ESPELHOS


Fonte: Divulgação/Pinterest

E por fim, a última dica é o uso de espelhos. Já é de conhecimento de todos que os espelhos são ótimos aliados quando o tema é a ampliação visual dos espaços. Na hora de aplicar essa técnica tenha cuidado e opte por espelhos que vão do teto ao chão da parede e instale em uma parede estratégica que tenha destaque dentro do espaço.
Essa estratégia possibilitará uma sensação de profundidade ao cômodo.