Alexya Cerqueira

Alexya Cerqueira

Blog sobre Arquitetura e Design

O que é um conceito aberto na arquitetura?

Saiba agora se o conceito aberto na arquitetura é para você.

Fonte: Divulgação/ Pinterest

O conceito aberto é a integração de ambientes como sala de jantar, de estar e cozinha, que em outros tempos tradicionalmente eram separados por divisórias criando cômodos diferentes. O conceito alcançou seu auge de aderência nos Estados Unidos da América e logo se tornou um queridinho no mundo todo.

Principais vantagens do estilo de conceito aberto

Fonte: Divulgação/ Pinterest

1.Possibilita uma maior interação. Imagine a seguinte situação: você está recebendo amigos em casa para um almoço, com o conceito aberto na arquitetura você terá a possibilidade de cozinhar e manter contato com suas visitas. É um ponto positivo para a socialização.

2. Iluminação e Ventilação. Todos os cômodos de uma residência precisam ter iluminação e ventilação. Quanto mais subdivisões sua casa possuir, mais você terá que investir dinheiro em aberturas para o ambiente externo. Em ambientes integrados, com uma única grande abertura, você resolve a questão de uma só vez e com uma solução mais acessível.

3. Simplificação da construção. Quanto mais divisórias e paredes em uma construção, maior será a necessidade de gastos com material, mão de obra para execução e também a produção de entulho. Com o conceito aberto você tem menos obra a construir.

4. Ambiente mais amplo. Caso você tenha pouco espaço disponível para construir sua residência, o conceito aberto também possibilita o melhor aproveitamento do espaço e ainda a impressão que o espaço disponível é maior.

Principais desvantagens

Fonte: Divulgação/ Pinterest

1. Perca de espaço para mobiliário fixo. Na mesma medida que eliminamos as paredes, também eliminamos espaços onde seria possível a organização de armários e mobiliário. Isso pode ser um problema dependendo do volume de objetos e utensílios que a família possui.

2.  Construção de grandes vãos. É necessário que a construção seja preparada para abrigar grandes vãos. Nesse caso, é pertinente que haja um pouco mais de investimento em estruturas como pilares e lajes a depender do tamanho do vão.

3. Perca da privacidade. Uma outra desvantagem do conceito aberto na arquitetura é o fato de que a residência, ao ter ambientes integrados, acaba por atrapalhar um pouco a privacidade dentro da casa. Uma situação que pode acontecer, é que talvez nem toda a família queira interagir ou socializar com os convidados e a integração dificulta a reclusão.

Por tanto, ao construir a sua residência, antes de escolher se terá o conceito aberto, tenha em mente essas vantagens e desvantagens, e também sempre contrate um profissional qualificado para te ajudar.