Alexya Cerqueira

Alexya Cerqueira

Blog sobre Arquitetura e Design

O que não funciona bem em ambientes pequenos.

Confira agora os erros mais comuns nas decorações de ambientes pequenos

É o sonho de todo dono de casa ter um lar bonito e que atenda suas expectativas no âmbito de moraria funcional. Nos últimos anos os imóveis compactos vêm se tornando a principal tendência no mercado imobiliário do Brasil. Pensando nisso, este artigo conta com alguns erros que devem ser evitados em ambientes pequenos, quando se deseja otimizar tais espaços e alcançar um efeito estético satisfatório.

CORES FORTES

Fonte: Divulgação/Pinterest

Um princípio básico no uso das cores é que cores escuras absorvem mais luz e deixam o ambiente mais escuro, o que por consequência tornam esse espaço visivelmente menor. Já a cor mais clara tem o poder de refletir a luz trazendo uma sensação maior de amplitude. Uma boa estratégia para quem deseja realçar ambientes pequenos é usar uma combinação de cores claras, leves e neutras com espelhos.

Em relação as cores escuras, não necessariamente devem ser excluídas da decoração, a indicação principal é o uso com cautela.

EXCESSO DE DECORAÇÃO

Fonte: Divulgação/Pinterest

E se você é uma pessoa que gosta de encher a casa de objetos de decoração, é necessário um pouco de cuidado. Evite preencher visualmente os espaços compactos e encher os cômodos de enfeites desnecessários que irão deixar o ambiente sobrecarregado. Selecione bem o que vai compor cada espaço, levando em consideração os objetos que reforcem o seu estilo de vida e personalidade.

MÓVEIS GRANDES E ROBUSTOS

Fonte: Divulgação/Pinterest

Selecione os móveis que irá utilizar de acordo com a sua situação. O excesso de móveis grandes e robustos em um ambiente pequeno certamente criará uma sensação que o espaço é limitado. Cuidado também ao adquirir novas peças, se certifique que as medidas do ambiente comportam o mobiliário desejado antes de investir em novos elementos.

CORTINA CURTA

Fonte: Divulgação/Pinterest

Um outro detalhe é que as cortinas curtas dão a sensação que o pé direito do imóvel é mais baixo. Se a opção for uma cortina que vai do teto até o chão, ela ajuda a esticar a silhueta do espaço, dando uma sensação de mais espaço.

IGNORAR OS MÓVEIS MULTIFUNCIONAIS

Fonte: Divulgação/Pinterest

Em uma casa ou apartamento grandes eles já são ótimas pedidas, por que não pensar neles para espaços pequenos? Os móveis multifuncionais maximizam a metragem e a decoração e também podem funcionar como armazenamento.

Por: Arquiteta Aléxya Cerqueira

@alexyacerqueiraarquiteta