Caju Tech

Caju Tech

Sobre Tecnologias e tendencias de proteção para sua empresa

WhatsApp prepara função para impedir que sua conta seja roubada

WhatsApp mais seguro

O WhatsApp está preparando uma opção para evitar que usuários tenham suas contas roubadas após fornecerem um código de seis dígitos enviado por SMS a golpistas. O recurso apareceu pela primeira vez na versão 2.22.17.22 do WhatsApp Beta para Android.  

A nova ferramenta envia uma notificação que pede para que o usuário confirme a tranferência dos dados de um aparelho para outro, o que deve impedir golpistas de roubar o acesso ao aplicativo mesmo que eles tenham o código fornecido pela vítima. Quando alguém tentar trocar a conta de aparelho, aparecerá uma notificação “Permitir mover sua conta do WhatsApp para outro telefone?”.

Foto: WABetaInfoNotificação do WhatsApp ao fazer uma transferência entre dispositivos
Notificação do WhatsApp ao fazer uma transferência entre dispositivos

Também serão dadas algumas informações, como a hora do pedido de troca e o modelo do aparelho que será usado para receber a conta. Ainda não há informações sobre o funcionamento do recurso se o usuário perder o acesso ao seu celular.

O recurso é simples, mas pode ser muito eficiente. Pessoas mal intencionadas se aproveitam de vítimas em potencial que não usam a autenticação de dois fatores no WhatsApp. Com a nova função o aplicativo de mensagens receberá uma camada extra de proteção. A má notícia é que a função ainda está em fase beta e não está disponível para todos os usuários, mas é possível aumentar a segurança do seu WhatsApp ativando a autenticação por dois fatores.