MJSP vai atuar no combate aos incêndios na Região Amazônica
Ministério recebeu pedido de apoio para fornecer equipamentos e viaturas aos municípiosO Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) vai ajudar no combate aos incêndios que têm ocorrido na Região Amazônica, especialmente na área do Arco do Fogo. Tratativas nesse sentido foram feitas pelo ministro Flávio Dino e o deputado federal Silas Câmara, em audiência, nesta terça-feira (10), no Palácio da Justiça, em Brasília.
O secretário Nacional de Segurança Pública (Senasp), Tadeu Alencar, também participou da reunião. De acordo com o secretário, trata-se de um tema atual e de muita importância para o estado da Amazônia. “Existe realmente a preocupação com esse período em determinadas regiões do estado, de combater o fogo em locais que, reconhecidamente, têm focos de incêndio neste momento do ano. Os casos agravam enormemente a situação de dificuldade que aquela região já enfrenta”, disse Tadeu Alencar.
De acordo com ele, o deputado Silas Câmara busca o apoio do Ministério da Justiça e Segurança Pública para o fornecimento de equipamentos e viaturas aos municípios do Arco do Fogo, na Amazônia, para combater os incêndios de forma mais eficaz. “Ele acredita que isso será uma solução mais definitiva do que o envio de brigadas temporárias. A demanda atenderá inicialmente 17 municípios, mas pode se estender a outros próximos”, pontuou o secretário, citando que o MJSP atua em operações integradas na área, em defesa dos biomas locais. Tadeu Alencar afirmou, enfim, que o MJSP, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública, vai examinar a demanda de maneira rápida, com o objetivo de responder ao pedido do parlamentar.
Confira tabela e classificação dos campeonatos de futebol.
Solução definitiva
Silas Câmara disse, por sua vez, que o Amazonas está em um processo de seca e incêndio, com focos constantes de fogo. E que o pleito é de que as sedes do Corpo de Bombeiros na região sejam dotadas de mais viaturas para que os municípios do Arco do Fogo tenham mais capacidade de combater os incêndios. “O pleito será atendido. E essa ferramenta vai se perpetuar, a partir de agora, com treinamento e capacitação de brigada municipal, o que é muito importante”, ressaltou o parlamentar.
“Mandar brigada de incêndio e reforço de pessoal é uma ótima atitude, mas temos capacidade de solução definitiva se tivermos os equipamentos. A ferramenta, o Ministério da Justiça e Segurança Pública vai doar ao estado, por meio de convênio. Com isso, 17 municípios serão atendidos com essa demanda”, salientou. E o número de municípios atendidos pode aumentar ainda mais quando os equipamentos chegarem a localidades menores e mais próximas, explicou.