Governador Rafael Fonteles vai homenagear destaques do agronegócio piauiense
A solenidade, que acontece no Parque de Exposição Dirceu Arcoverde, em TeresinaO governador Rafael Fonteles preside, nesta terça-feira (03), às 17h, a Cerimônia de Outorga da Medalha Estadual do Mérito Agropecuário João Mendes Olímpio de Melo. A solenidade, que acontece no Parque de Exposição Dirceu Arcoverde, em Teresina, faz parte da programação da 73ª Expoapi e marca o reconhecimento aos produtores, técnicos e empresas que se destacam pela contribuição ao desenvolvimento do agronegócio piauiense.
Serão agraciados pela honraria nove personalidades na categoria produtor, cinco na categoria técnico, quatro instituições e duas na categoria empresa.
Confira tabela e classificação dos campeonatos de futebol.
Instituída em 1992, a Medalha do Mérito Agropecuário homenageia aqueles que, com dedicação e inovação, impulsionam o crescimento do setor rural do estado.
A cerimônia contará com a presença de autoridades, representantes de entidades do setor e dos homenageados. A expectativa é que o evento seja um momento de celebração e fortalecimento do agronegócio piauiense.
A premiação é um incentivo para que cada vez mais pessoas e instituições invistam em práticas sustentáveis e inovadoras no campo, contribuindo para um futuro mais próspero.
Listas dos homenageados
Medalha do Mérito Estadual João Mendes Olímpio de Melo
Produtor
Ernest Milla (Post Mortem): recebe homenagem ao seu filho Karl Milla. Sua empresa agrícola é hoje o fruto de uma semente plantada há 70 anos, no estado do Paraná. É um dos desbravadores do cerrado piauiense. Iniciou suas atividades no Piauí na cidade de Baixa Grande do Ribeiro, no ano de 2001, tornando-se responsável por uma produção de excelência que chamou a atenção de grandes negócios, levando a Bunge a instalar seu entreposto na região do extremo sul do estado. O grupo, hoje integrado pelos filhos de Ernest Milla, coleciona recordes de produtividade e diversos prêmios pelo Comitê Estratégico de Soja do Brasil.
Frederico Diamantino Bonfim e Silva começou: cedo a seguir os passos do pai Diamantino, de quem herdou a paixão pela advocacia e pela agropecuária. Em 1980, iniciou a criação de gado nelore, em Uberlândia (Minas Gerais). Ao longo dos anos, tem participado de vários leilões e pistas de julgamento. Um nome de destaque, não apenas pela tradição, mas também pela inovação e qualidade na Expozebu.
João Claudino Fernandes Júnior: empresário, formado em Administração de Empresas e em Economia. É o diretor-presidente do conselho das empresas do Grupo Claudino; diretor-presidente da Claudino S/A – Rede de Lojas de Departamentos Armazém Paraíba; diretor-presidente da Bike do Nordeste S/A, em Teresina, e da Bike Norte, em Manaus; preside o conselho da Associação Junior Achievement Piauí. Deu continuidade na criação de gado curraleiro iniciada por seu pai João Claudino. Na indústria Frigotil tem implementado medidas para melhor seleção de gado para abate, com o aprimoramento genético junto aos criadores. Neste ano de 2024, ocorreu o maior confinamento de gado bovino já realizado em Teresina, com 4.500 cabeças confinadas.
José Aldemir Teixeira Nunes Júnior: médico e agropecuarista. Formado em Medicina pela Universidade Federal do Piauí, com pós-graduação na Escola Paulista de Medicina e mestrado na Universidade de Paris, na França. Concilia sua profissão médica com a paixão pela agropecuária, herdada do seu avô. Fundou a Nelore Silverado, com sede em Angical, Teresina e Caxias.
José Carlos Bezerra de Sá: piauiense, natural de São Pedro do Piauí, Mazuca é um amante do agronegócio. Entusiasta da pecuária de corte há mais de 40 anos, no Piauí e Maranhão, onde possui propriedades. Também promove vaquejadas. É proprietário do Laticínio Vale do Leite, tirando 70 mil litros de leite por dia.
Luiz Ferreira do Nascimento Filho: formado em Contabilidade. Criador de cavalos da raça mangalarga marchador. Proprietário do Centro de Treinamento de Equinos deste parque, voltado para treinamento e hospedagem de cavalos da raça e aulas de equitação. É o diretor financeiro do Núcleo Piauiense dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador.
Nelson José Nagem Frota: iniciou a atividade agropecuária no ano de 1972, mais especificamente na pecuária de corte, sempre buscando inovações na atividade, melhorando suas pastagens e buscando novas variedades de gramíneas. Foi responsável pela importação de reprodutores geneticamente superiores diretamente do Centro-Sul do país, promovendo o primeiro estágio de melhoramento genético de seu rebanho. Nelson Frota participa de grandes eventos em todo o Brasil, tendo recebido diversas comendas concedidas por associações, como o “Mérito Pecuário ABCZ”.
Paulo Henrique Piaia: no ano de 1996, a família Piaia fez a aquisição de uma propriedade no município de Baixa Grande do Ribeiro, acreditando no potencial do cerrado piauiense. Em 2003, a empresa iniciou a abertura dos campos para produção de arroz. Em 2010, foi realizada a primeira colheita de soja e toda a expectativa de sucesso foi alcançada. Mesmo com a severa seca de 2015, o grupo avançou firme, buscando novos processos de melhoria de fertilidade apenas com o uso de tecnologia. Hoje, a pecuária e a produção de etanol de milho fazem parte dos negócios da família.
Timothy Dale Carter: fez Economia Agrícola no Texas (Estados Unidos). Proprietário e arrendatário de fazendas nos municípios de Corrente e Parnaguá. Possui criação de gado nelore, gir, girolando e ovinos da raça dorper, utilizando as mais altas tecnologias, como inseminação artificial e fertilização in vitro. Entre seus projetos, está a implantação de carbono para o mercado voluntário e de apicultura em áreas de floresta com o intuito de criar alternativas de atividades econômicas na região.
TÉCNICO
ALBERICO JOSÉ LINS DE ARAÚJO: NATURAL DE BARREIROS, PERNAMBUCO. É TÉCNICO AGRÍCOLA, FORMADO PELO COLÉGIO AGRÍCOLA JOÃO COIMBRA. EM 1992, FUNDOU A NORAGRO COM ATUAÇÃO NA COMERCIALIZAÇÃO DE INSUMOS AGRÍCOLAS. É SÓCIO FUNDADOR E PRESIDENTE DA ACAPI – ASSOCAÇÃO DO COMÉRCIO AGROPECUÁRIO DO PIAUÍ.
BRUNA HELENA SEDREZ REBELO: NASCIDA EM BLUMENAU (SANTA CATARINA), VEIO PARA O PIAUÍ ATRAÍDA PELAS OPORTUNIDADES PROFISSIONAIS OFERTADAS PELO ESTADO, FIXANDO RESIDÊNCIA NO MUNICÍPIO DE URUÇUÍ, ONDE PERMANECEU POR 15 ANOS, TRABALHANDO NUMA CONCESSIONÁRIA DE TRATORES E MÁQUINAS AGRÍCOLAS. SEMPRE FOCADA NO AGRONEGÓCIO, EM 2021 OPTOU EM DESENVOLVER NOVOS PROJETOS, DENTRE OS QUAIS A ABERTURA DA SEDREZ SEGUROS, CORRETORA VOLTADA AO SEGMENTO DO AGRONEGÓCIO. BRUNA É A COORDENADORA DO “ESPAÇO AGRO” NA EXPOAPI 2024.
GENEZ MOURA LIMA NETO: MÉDICO VETERINÁRIO, FORMADO PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ, COM PÓS-GRADUAÇÃO EM CLÍNICA MÉDICA E REPRODUÇÃO DE BOVINOS. É INSPETOR OFICIAL DE REGISTRO GENEALÓGICO DE CAPRINOS DA ABCC – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE CRIADORES DE CAPRINOS DO PIAUÍ E DO MARANHÃO. É TITULAR DA VET & CLINIC – ATENDIMENTO VETERINÁRIO. É INSTRUTOR DO SENAC PIAUÍ NOS CURSOS DE REPRODUÇÃO E SANIDADE DE CAPRINOS, OVINOS E BOVINOS. SUA PAIXÃO PELA PECUÁRIO EM 2004, QUANDO ADQUIRIU DURANTE A EXPOAPI, O SEU PRIMEIRO EXEMPLAR DE CAPRINO DA RAÇA ANGLONUBIANA, JÁ SE SOMANDO 20 ANOS DEDICADOS AOS CAPRINOS E OVINOS EM NOSSO ESTADO.
ROSVALDO DUARTE BEZERRA: GRADUADO EM MEDICINA VETERINÁRIA PELA UFPI, COM MESTRADO EM CIÊNCIA ANIMAL. EM 1984, INGRESSOU COMO MÉDICO VETERINÁRIO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ, ONDE HOJE ESTÁ LOTADO NA CLÍNICA DE GRANDES ANIMAIS DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO.
TANGRIANI SIMIONI ASSMANN: FORMADA EM ENGENHARIA AGRONÔMICA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ, COM MESTRADO EM CIÊNCIAS DO SOLO. EM 2001, OBTEVE SEU TÍTULO DE DOUTORA PELO PROGRAMA DE PRODUÇÃO VEGETAL DA UFPR. PARTE DO SEU DOUTORADO FOI REALIZADO NO INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISA AGROPECUÁRIA, NA FRANÇA. EM 2015, REALIZOU SEU PROGRAMA DE PÓS-DOUTORADO NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAROLINA DO NORTE, NOS ESTADOS UNIDOS. ATUALMENTE, A PROFESSORA TANGRIANI É VICE-REITORA DA UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ.
INSTITUIÇÃO
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE CRIADORES DE ZEBU – ABCZ JOVEM: REPRESENTADA POR SEU PRESIDENTE EMANUEL ADRIAN CÉSAR ARAÚJO E SILVA. CRIADA COM O OBJETIVO DE INCENTIVAR A FORMAÇÃO DE NOVOS PRODUTORES RURAIS E LIDERANÇAS PARA O AGRONEGÓCIO BRASILEIRO, A ABCZ JOVEM É A PRIMEIRA ASSOCIAÇÃO DE PECUÁRIA DO NOSSO PAÍS A SER CERTIFICADA PELAS NORMAS ISSO 9001 E ISSO 14001. ALÉM DO REGISTRO GENEALÓGICO, DO MELHORAMENTO GENÉTICO E DA PROMOÇÃO DAS RAÇAS ZEBUÍNAS, A ASSOCIAÇÃO ATUA TAMBÉM NO APOIO À PESQUISA CIENTÍFICA, ENSINO SUPERIOR E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA.
FUNDAÇÃO CULTURAL E DE FOMENTO À PESQUISA, ENSINO, EXTENSÃO E INOVAÇÃO – FADEX: REPRESENTADA POR SEU SUPERINTENDENTE ANTÔNIO VINICÍUS OLIVEIRA FERREIRA. É UMA FUNDAÇÃO CREDENCIADA JUNTO AO CONSELHO NACIONAL DAS FUNDAÇÕES DE APOIO NO PAÍS. CRIADA EM 2005, A FADEX JÁ PARTICIPOU DIRETAMENTE DE 1.500 PROJETOS EM TODO O BRASIL, DESENVOLVENDO PARCERIAS MEDIANTE A CELEBRAÇÃO DE CONVÊNIOS E CONTRATOS COM INSTITUIÇÕES GOVERNAMENTAIS E NÃO-GOVERNAMENTAIS QUE DEMANDAM O GERENCIAMENTO DE RECURSOS E A EXECUÇÃO DE PROJETOS VOLTADOS AO ESTÍMULO À PESQUISA, AO ENSINO, À EXTENSÃO, DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL DE PROJETOS, INOVAÇÃO E PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO – SEDUC: REPRESTADA PELO SEU SECRETÁRIO WASHINGTON BANDEIRA. A SEDUC TEM COMO MISSÃO TRANSFORMAR A EDUCAÇÃO NO ESTADO, GARANTINDO UMA ESCOLA PÚBLICA DE QUALIDADE PARA TODOS. POR MEIO DO PROGRAMA ACELERA SEDUC, BUSCA UNIVERSALIZAR O ENSINO MÉDIO EM TEMPO INTEGRAL, INTEGRANDO ENSINO TÉCNICO E PROFISSIONAL. A PASTA TAMBÉM PROMOVE INOVAÇÃO POR MEIO DE PROJETOS COMO SEDUC TEC. A SEDUC TEM APOSTADO EM DISCIPLINAS COMO ROBÓTICA, INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL, EDUCAÇÃO FINANCEIRA E EMPREENDEDORISMO, ALÉM DE MUITAS OUTRAS ATIVIDADES.
SECRETARIA DE ESTADO DO MEIO AMBIENTE E RECURSOS HÍDRICOS – SEMARH – ADMITIDA NOS QUADROS DA HONRARIA EM 2023: REPRESENTADA PELO SEU SECRETÁRIO DANIEL OLIVEIRA. A SEMARH FOI CRIADA EM 1995, COM A RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA PELA GESTÃO DOS RECURSUS HÍDRICOS E PELO USO SUSTENTÁVEL DO MEIO AMBIENTE EM NOSSO ESTADO, SEMPRE TRILHANDO UM CAMINHO MARCADO POR AVANÇOS, ADAPTANDO-SE ÀS NECESSIDADES AMBIENTAIS
E FORTALECENDO SUA ESTRUTURA PARA PROTEGER, CONSERVAR E PROMOVER O USO SUSTENTÁVEL DOS RECURSOS NATURAIS DO ESTADO DO PIAUÍ.
EMPRESA
FAZENDA SANTA RITA: REPRESENTADA PELOS SÓCIOS PROPRIETÁRIOS RICARDO DE PAIVA E FÁBIO BARBOSA JÚNIOR. A FAZENDA FOI ADQUIRIDA EM 2021, COM 2.818 HECTARES, SEM ESTRUTURA, SEM CASA E SEM PASTAGEM. APENAS UMA TERRA NUA QUE SE TRANSFORMOU, DE UM CENÁRIO DE POSSIBILIDADES, PARA UM GRANDE POTENCIAL. COM MUITA DEDICAÇÃO E UMA VISÃO CLARA DE FUTURO, A EQUIPE TRABALHOU INCANSAVELMENTE PARA DAR VIDA À FAZENDA, QUE HOJE ACOLHE UM REBANHO DE 1700 CABEÇAS DE GADO, SENDO UMA PARTE DE GADO PO (PURA ORIGEM), O QUE REPRESENTA O COMPROMISSO COM A QUALIDADE GENÉTICA.
GRUPO TOMAZINI: REPRESENTADO POR JOSÉ MÁRIO TOMAZINI. NA DÉCADA DE 1970, NO MUNICÍPIO DE IPUÃ, ESTADO DE SÃO PAULO, A FAMILIA TOMAZINI INICIOU SUA TRAJETÓRIA NO AGRONEGÓCIO COM A AGRICULTURA FAMILIAR, FOCANDO INICIALMENTE NO CULTIVO DE MILHO E ALGODÃO. POSTERIORMENTE, A FAMILIA MIGROU PARA O ESTADO DE GÓIAS. EM 1983, O GRUPO AMPLIOU SUAS ATIVIDADES ENTRANDO NO MERCADO DE ESMAGAMENTO DE GRÃOS. EM 1991, INICIOU A CONSTRUÇÃO DA NUTRIZA E EM 1998 NASCEU A MARCA FRIATO, QUE SE CONSOLIDOU ENTRE AS MAIORES PRODUTORAS E EXPORTADORAS DE CARNE DE FRANGO DO MUNDO. O GRUPO TOMAZINI TEM ATUAÇÃO NO PIAUÍ, NO MUNICÍPIO DE URUÇUÍ, COM PRODUÇÃO DE MILHO E SOJA E A IMPLANTAÇÃO DE NOVO E ESTRATÉGIO COMPLETO AGROINDUSTRIAL TOTALMENTE VERTICALIZADO PARA ABATE E PROCESSAMENTO DE 500 MIL AVES/DIA. O INVESTIMENTO CONTEMPLA A NECESSIDADE DA CONSTRUÇÃO DE 400 GALPÕES PARA CRIA E RECRIA DE MATRIZES REPRODUTORAS E ENGORDA DE FRANGO.