Óleo essencial de alecrim-do-mato tem potencial antifúngico; saiba mais

Análises demonstraram a eficácia do óleo essencial de Lippia no controle de fungos e bactérias
Por Redação

Foto: Clarice Rocha/ Embrapa Óleo essencial de alecrim-do-mato
Óleo essencial de alecrim-do-mato
Foto: Clarice Rocha/ EmbrapaÓleo essencial de alecrim-do-mato
Óleo essencial de alecrim-do-mato

  Estudos liderados pela Embrapa Semiárido (PE) apontam que o óleo essencial extraído do alecrim-do-mato (Lippia sp. Schauer – Verbenaceae), espécie nativa da Caatinga, tem um vasto potencial comercial para a produção de defensivos agrícolas biológicos. As pesquisas revelaram altos níveis de timol e carvacrol nas folhas da planta, compostos reconhecidos por sua forte ação antimicrobiana contra diversos microrganismos de importância agrícola.

As análises realizadas pela Embrapa e parceiros demonstraram a eficácia do óleo essencial de Lippia sp. no controle de fungos e bactérias que são responsáveis por causar doenças em diversas culturas, explica a pesquisadora Ana Valéria Vieira de Souza (foto à direita), que coordena os estudos para domesticação da planta e viabilização da sua exploração comercial. Entre os microrganismos passíveis de serem controlados, destacam-se os Colletotrichum gloeosporioides, C. musae, C. fructicola, C. asianum, Alternaria alternata, A. brassicicola, Fusarium solani, F. oxysporum f. sp. Cubense, Lasiodiplodia theobromae, Thielaviopsis paradoxa, entre outros.

Além de seu potencial agrícola, o óleo também mostra promessas para uso na saúde animal e humana. “Na pecuária, por exemplo, trabalhos apontam sua eficácia no tratamento da mastite, uma enfermidade de relevante impacto para a produção animal, causada pela bactéria Staphylococcus sp”, cita Souza.

As propriedades antissépticas, antifúngicas, antibacterianas e anti-inflamatórias do óleo essencial também foram observadas frente a microrganismos como Pseudomonas sp., Candida albicans, Bacillus cereus e Escherichia spp. Os resultados promissores podem abrir novas possibilidades de uso da planta na indústria farmacêutica.

Saiba mais sobre: