Aumenta o número de produtores de cachaça no Brasil segundo dados do Governo
Ministério da Agricultura publicou nesta terça o anuário da cachaça no BrasilDe acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil, o país possui no mercado cerca de 5.523 marcas de cachaça e aguardente disponíveis para venda, coleção e degustação pelos apreciadores. Este número aumentou 18,5% em 2020, em comparação com o ano anterior, e as marcas de aguardente tiveram incremento de 11,3%. São 4.743 marcas de cachaça e 780 marcas de aguardente registradas no país.
As informações foram divulgadas nesta terça-feira(6) no anuário do Ministério da Agricultura: "A Cachaça no Brasil: Dados de registro de Cachaças e Aguardentes”.
De acordo com o registro a quantidade de produtores de aguardente e cachaça registrados no Brasil aumentou 4,14% só no ano de 2020, em comparação com 2019, chegando até 1.131 estabelecimentos. Já o número de produtores de cachaça aumentou 6,8%, o que compensou a retração de 3,5% do número de produtores de aguardente no período.
Para o coordenador-geral de Vinhos e Bebidas do Mapa, Carlos Vitor Müller a recuperação notável em relação ao ano anterior foi notável. "Tivemos uma recuperação notável em relação ao ano anterior, considerando que estamos atravessando uma pandemia e o consumo desse tipo de bebida é extremamente impactado pela falta de eventos sociais e festejos" , avaliou.
Em todo o país a região Sudeste é a que aparece com o maior percentual de estabelecimentos registrados para produção de cachaça (68,7%), com um total de 656 produtores. Minas Gerais é o estado que permanece no topo tanto em número de produtores de cachaça como de aguardente.
A aguardente de cana e a cachaça são bebidas destiladas produzidas a partir da cana-de-açúcar. A cachaça é obtida apenas a partir da destilação do mosto fermentado da cana, entretanto a aguardente pode ser obtida deste ingrediente e também a partir do rebaixamento do teor alcoólico do destilado alcoólico simples de cana. Outras diferenças são a graduação alcoólica e parâmetros físico-químico diferentes.
Os termos "cachaça" e "cachaça do Brasil" são indicações geográficas para o nosso país, portanto a denominação só pode ser utilizada por produtores nacionais.
Fonte: Ministério da Agricultura