1º caso de 'Éris' subvariante do coronavírus é registrado no Brasil

A informação foi divulgada pela Organização Mundial da Saúde (OMS)
Por Redação

O Brasil registrou nesta quinta-feira 17, o primeiro caso da subvariante EG.5 ou "Éris" do coronavírus. A informação foi divulgada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O caso da doença foi detectado em São Paulo e, segundo o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs), a paciente já está curada. 

A nova subvariante foi identificada pela primeira vez em fevereiro deste ano.

De acordo com a OMS, a presença da nova subvariante é “de interesse”. A nova mutação foi classificada pela OMS como sendo de baixo risco à saúde, entretanto para especialistas, o surgimento de mutações pode gerar uma onda de novos casos de Covid-19.  

Os sintomas do primeiro caso identificado no Brasil, iniciou no final de julho deste ano. A paciente seria uma mulher de 71 anos que não viajou nas últimas semanas e possui calendário vacinal completo.

A Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) emitiu uma nota com medidas que devem ser seguidas para evitar novas infecções pela subvariante EG.5. Entre elas, está o uso de máscaras por pessoas com comorbidades e mais vulneráveis ao coronavírus

Fonte: Redação

Leia também