Anvisa aprova dois novos autotestes para Covid-19

Informação foi publicada no Diário Oficial na última quarta-feira (16)
Por Redação

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária - Anvisa, publicou no Diário Oficial da última quarta-feira (16) o registro de dois novos autotestes para Covid-19. Confira os produtos autorizados no painel disponibilizado pela Anvisa. Para obter o registro, os produtos foram avaliados quanto à segurança, ao desempenho e ao atendimento dos requisitos legais exigidos para esses testes. 

Um dos principais pontos de atenção da Agência para a análise dos autotestes é a usabilidade, que inclui as orientações de uso e as instruções em linguagem simples, que permitam à pessoa leiga fazer o uso correto do produto. 

Confira os detalhes dos novos produtos registrados: 

1) Autoteste Panbio COVID-19 Antigen SELF-TEST, fabricado pelo Abbott Rapid Diagnostics Jena GmbH. Empresa detentora do registro: Abbott Diagnósticos Rápidos S.A. 

Amostra: swab nasal. 

Apresentação comercial: embalagem com um ou quatro testes.   

2) Família Autoteste Rápido de Antígeno Basall Covid-19, fabricado e registrado pela LMG Lasers – Comércio, Importação e Exportação Ltda. 

Amostra: swab nasal. 

Apresentação comercial: embalagem com um teste.                                                                                                                

O que é o autoteste e o que é importante saber 

O autoteste é o produto que permite que a pessoa realize todas as etapas da testagem, desde a coleta da amostra até a interpretação do resultado, sem a necessidade de auxílio profissional. Para isso, deve seguir atentamente as instruções de uso, que possuem linguagem simples e figuras ilustrativas do seu passo a passo. 

Independentemente do seu resultado, lembre-se que o uso de máscaras, a vacinação e o distanciamento físico são medidas que protegem você e outras pessoas, pois reduzem as chances de transmissão do coronavírus. 

Painel

A lista completa dos autotestes aprovados é atualizada periodicamente e está disponível no painel eletrônico. 

Fonte: Anvisa

Leia também