Mortes violentas no país tiveram aumento de 4% ano passado, revela anuário
O Anuário Brasileiro de Segurança se baseia em informações fornecidas pelas secretarias de segurançaDe acordo com o anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado nesta quinta-feira(15), o Brasil teve um crescimento de 4% no índice de mortes violentas intencionais (MVI) com relação ao ano anterior. Mesmo durante a pandemia, a taxa de mortes violentas intencionais no Brasil foi de 23,6 por 100 mil habitantes no ano de 2020.
No ano passado, o país teve que enfrentar além da dor de perder milhares de brasileiros pela Covid-19, também a retomada do crescimento das MVI, categoria que soma homicídios dolosos (83% do total da categoria em 2020), latrocínios (2,9% da categoria em 2020), lesões corporais seguidas de morte (1,3% da categoria em 2020) e mortes decorrentes de intervenções policiais (12,8% da categoria em 2020).
No geral, o maior crescimento se deu no estado do Ceará, com 75,1% de aumento na taxa de mortalidade em relação a 2019. Na sequência, os maiores crescimentos ocorreram no Maranhão, com 30,2%; Paraíba com 23,1%; e Piauí com 20,1%.
Entre os fatores apontados no anuário como causa para esses aumento estão a pandemia e a necessidade de isolamento social causado por ela, a piora das condições econômicas e crescimento do desemprego, bem como piora da saúde mental da população, que podem indiretamente agravar a curva da violência letal.
O Anuário Brasileiro de Segurança Pública se baseia em informações fornecidas pelas secretarias de segurança pública estaduais, pelas polícias civis, militares e federal, entre outras fontes oficiais da Segurança Pública. A publicação é uma ferramenta importante para a promoção da transparência e da prestação de contas na área, contribuindo para a melhoria da qualidade dos dados. Além disso, produz conhecimento, incentiva a avaliação de políticas públicas e promove o debate de novos temas na agenda do setor. Trata-se do mais amplo retrato da segurança pública brasileira.
Fonte: Fórum Brasileiro de Segurança Pública