OAB Floriano alerta população sobre "Golpe do Falso Advogado"
Criminosos se passam por advogados para extorquir suas vítimasA Ordem dos Advogados do Brasil-OAB, Subseção de Floriano, alerta a população sobre um golpe que está sendo aplicado por criminosos a fim de extorquir dinheiro de pessoas que possuem processos tramitando na justiça de Floriano. Os golpistas estão se passando por advogados e advogadas vinculados à subseção e entrando em contato com seus clientes via WhatsApp, informando sobre supostos acordos firmados em processos judiciais, pedindo dinheiro a título de custas ou pagamento do imposto de renda.
De acordo com o presidente da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil, OAB de Floriano, Pablo Alves, as mensagens são enviadas com detalhes dos processos, obtidos a partir de consulta pública, em seguida, os supostos advogados explicam que o valor só será recebido mediante o adiantamento de uma quantia em dinheiro. Sem perceber que se trata de um golpe, muitas vítimas realizam transferências de altos valores.
O advogado informou ainda que os criminosos entram em contato como se fossem advogados, usando dados pessoais dos profissionais associados à seccional Floriano, como foto de perfil obtida por meio de redes sociais.
Em nota a instituição informou que a população deve ficar em alerta contra tais golpes.
"Alertamos a toda a população de Floriano e região para que fique atenta caso tenha recebido esse tipo de mensagem, e entre em contato imediatamente com seu advogado ou advogada por meio de ligação telefônica ou pessoalmente. Cumpre esclarecer, por fim, que a advocacia preza pelo sigilo e respeita as diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados, de modo que os advogados e advogadas não informam dados de clientes ou informações processuais a terceiros.", dizia a nota publicada por meio das redes sociais da instituição.
Fonte: OAB-PI Seccional Floriano