Três casos de Doença do Tatu são registrados no Piauí, uma pessoa morreu

A doença é causada pelo fungo Paracoccidioidomicose (PCM) presente no solo
Por Redação
Foto: Reprodução Ascom Governo do Tocantins
Tatu não transmite a doença que é causado por um fungo presente no solo

Um adolescente de 17 anos morreu na última sexta-feira (19), vítima de um fungo que provoca a conhecida como "Doença do Tatu", na cidade de Simões, região sul do estado. A informação foi confirmada pela Secretaria Municipal de Saúde de Simões.

A doença é provocada pelo fungo identificado como Paracoccidioidomicose (PCM), encontrado no solo. No Piauí, como o fungo é encontrado nas tocas dos tatus, a doença ficou conhecida como “doença do tatu”.

Um irmão e um amigo do adolescente também foram atingidos pelo fungo. Um deles está internado em estado grave no Hospital Justino Luz, em Picos.

Por meio de nota, a secretaria alertou a população para os cuidados necessários para se evitar o contágio. Confira na íntegra:

"A Paracoccidioidomicose (PCM) é conhecida popularmente por "Doença do Tatu". A associação com o animal acontece porque o homem ao caçar tatus entra em contato com as tocas (buracos), onde o solo está contaminado pelo fungo.

A doença não é transmitida por animais ao homem, nem é transmitida de uma pessoa para outra. A transmissão é sempre pela inalação dos esporos que estão no solo contaminado (poeira que sai do buraco).

A pessoa infectada pode apresentar lesões na pele, tosse, febre, falta de ar, linfonodomegalia (ínguas ou landras), comprometimento pulmonar, emagrecimento. Podendo inclusive manifestar a forma grave, levando a morte.

Solicitamos a comunidade que evite exposição ao risco de contaminação."

Fonte: Redação

Leia também