INMET prevê onda de calor no centrossul do Brasil esta semana
No período de 20 a 24 de agosto, a massa de ar quente e seco que já atua sobre essa área do BrasilDe acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, INMET no período de 20 a 24 de agosto, a massa de ar quente e seco que já atua sobre uma ampla área do Brasil central se intensificará e com isso, há previsão de que as temperaturas se mantenham elevadas em grande parte do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além do oeste de São Paulo e norte do Paraná. Tal previsão indica assim, o estabelecimento de uma Onda de Calor (período de cinco dias ou mais no qual as temperaturas máximas diárias ultrapassam ao menos 5°C em relação à climatologia/média para o período) sobre as áreas e período citados.
Durante este período os modelos numéricos de previsão do tempo indicam que, além das temperaturas elevadas, a umidade relativa do ar continuará baixa, especialmente à tarde (entre 20% e 12%) nas áreas acima citadas. Entretanto, nas cidades localizadas em regiões do sul do Mato Grosso e no norte do Mato Grosso do Sul a umidade do ar pode atingir valores abaixo de 12% em algumas horas do dia.
Essas previsões poderão sofrer alterações, as previsões detalhadas e os Avisos Meteorológicos Especiais podem ser acessadas no portal do inmet.gov
Fonte: INMET