Começa nesta terça 24 carga, lacre e auditoria das Urnas Eletrônicas em Teresina
Todos os procedimentos serão feitos no Fórum Eleitoral da CapitalA partir desta terça-feira (24/9) às 8h, teve início no Fórum Eleitoral de Teresina, localizado na Avenida Marechal Castelo Branco, 1150, bairro Ilhotas, as cerimônias públicas de carga, lacre e auditoria das urnas eletrônicas de votação, urnas eletrônicas de contingência, urnas de lona utilizadas pelas Zonas Eleitorais de Teresina, nas eleições municipais de 6 de outubro e 27 de outubro, se houver 2º turno.
Todos os procedimentos serão feitos no Fórum Eleitoral da Capital. O primeiro, será feito nas urnas da 63ª Zona Eleitoral, responsável pelas seções da Zona Sudeste da Capital e grande Dirceu. Na quarta-feira (25/9) será a vez das urnas eletrônicas da 98ª Zona Eleitoral que abrange as seções da Zona Leste; na quinta-feira (26/9) serão as urnas eletrônicas da 2ª Zona - responsável pela Zona Sul; na sexta-feira (27/9) as urnas da 1ª Zona Eleitoral que responde pelas urnas eletrônicas da Zona Norte; e na próxima segunda-feira (30/9) os trabalhos serão concluídos pela 97ª Zona Eleitoral que tem jurisdição eleitoral sobre as seções do Centro da Capital e de Nazária.
Em cada etapa serão configuradas uma média de 350 urnas para cada uma das 5 (cinco) Zonais Eleitorais da Capital, num total aproximado de 1.700 urnas eletrônicas, além de urnas de lona para eventual contingência, e mídias de resultado (pendrive) com os sistemas específicos para Recuperação de Dados (RED), Sistema de Apuração (SA), Ajuste Data e Hora, além de cartões de memória de carga e cartões de memória de contingência.
Auditoria
Ao final da etapa de carga e lacre das urnas eletrônicas de votação destinadas as seções eleitorais será sorteada ao menos uma urna de votação oficial para a auditoria com a verificação digital dos arquivos, conferência dos dados de todas as candidatas e todos os candidatos, incluindo fotografias, nomes, partidos, números, entre outros dados.
A seguir será forçada a votação na urna auditada, utilizando um aplicativo específico de auditoria, serão dados votos em candidatas/candidatos reais, além de votos nulos, votos brancos, votos na legenda e justificativa, de modo a comprovar a todas as pessoas presentes, a integralidade dos dados de cada candidata ou candidato, gravados nas urnas eletrônicas.
Os documentos relativos a todos esses procedimentos (extratos de carga das urnas, zerésima, boletim de urna, HASH, boletim de justificativa eleitoral, ata, dentre outros) são públicos e serão anexados a Ata da Audiência, podendo ser consultados por qualquer cidadã ou cidadão e ficarão à disposição no Fórum Eleitoral de Teresina.
Fonte: TRE PI