Número de pacientes vítimas de acidente com motocicleta aumenta no HUT
Os dados representam um aumento de 13% em relação à igual período do ano passadoNo dia 27 de julho é comemorado o Dia do Motociclista, a data serve de alerta já que as motocicletas continuam sendo as principais vilãs nas notificações de acidentes de trânsito em Teresina. Os traumas provocados por esse meio de transporte lideram como principal causa individual de entradas e internações no Hospital de Urgência de Teresina (HUT) que é a referência em Traumato-Ortopedia, Cirurgias da Face e Cirurgia Geral, a unidade de saúde é mais procurada pelas vítimas de acidentes de trânsito graves ocorridos na região.
De acordo com a Fundação Municipal de Sau-de-FMS, somente nos seis primeiros meses de 2023, o HUT já recebeu 4.861 vítimas de trânsito, sejam com carros, motocicletas, bicicletas e pedestres, desse total 87% dos acidentados envolviam motos, quase metade desses pacientes apresentam lesões graves que exigem internação e cirurgias.
O perfil das vítimas é quase sempre o mesmo, a maioria (70%) do sexo masculino e numa faixa etária entre 21 e 39 anos. As lesões atingem principalmente estruturas ósseas com fraturas de membros (pernas, braços e quadril) e entre as mais complexas estão os traumas cranianos e torácicos.
Os dados são preocupantes e representam um aumento de 13% em relação à igual período do ano passado, nesse recorte semestral 4.832 cirurgias ortopédicas foram realizadas, grande parte atendendo vítimas de acidentes de trânsito, “É importante que o motociclista entenda o quanto é necessário dirigir com cuidado e atenção, respeitando sinalizações, não pilotar se utilizado bebidas alcoólicas e não esquecer os equipamentos de segurança, a exemplo do capacete. As sequelas, além de físicas, também são emocionais”, lembra Anderson Dantas, médico e diretor geral da unidade.
O HUT é vinculado a Fundação Municipal de Saúde (FMS), pertencente à Prefeitura de Teresina e presta atendimento 100% gratuito, é especializado no atendimento de casos de urgência e emergência de média e alta complexidade.
Fonte: semcom FMS