UFPI expulsa aluno acusado de estuprar a matar Janaína Bezerra
Após quase dois anos da data do crime, a instituição decidiu pela expulsãoA Universidade Federal do Piauí (UFPI) expulsou o aluno de mestrado Thiago Mayson da Silva Barbosa, 31 anos, condenado por estuprar e matar a aluna Janaína Bezerra no dia 28 de janeiro de 2023, dentro das dependências do campus da instituição. A decisão ocorre 1 ano e 10 meses após o crime.
A decisão foi assinada pelo então reitor Gildásio Guedes no dia 19 de novembro - um dia antes de deixar o cargo - e foi publicada na última quinta-feira (21). "Fica aprovado o afastamento e desligamento compulsório de Thiago Mayson da Silva Barbosa do Programa de Pós-Graduação em Matemática e, por conseguinte, o encerramento do vínculo acadêmico, impedindo o aluno afastado de frequentar as aulas, realizar as atividades acadêmicas e consequentemente de obter os créditos para a conclusão do curso", diz trecho do documento.
O processo de "desligamento" do estudante se iniciou no Centro de Ciências da Natureza (CCN), unidade ao qual ele era ligado, já que era estudante do curso de Pós-Graduação em Matemática. O processo de sindicância no CCN foi concluído em março de 2023. Em seguida, passou para as instâncias superiores da universidade.
"Entendeu a comissão apuratória que o discente Thiago Mayson da Silva Barbosa, incorreu em infração punível com pena de desligamento por se tratar de delito sujeito a ação penal", continua o documento.
A defesa de Thiago ainda pode recorrer da expulsão - o prazo é 10 dias após a decisão do reitor.
Fonte: Redação