Comboio de ajuda humanitária da ONU é alvo de intenso tiroteio em Gaza

Segundo a Unrwa, um veículo blindado foi atingido por "pelo menos cinco balas"
Por Redação

Um comboio da ONU que levava ajuda para refugiados em Gaza foi atingido pelas forças israelenses em um posto de controle enquanto seguia em direção à cidade, neste domingo 21. A informação é da agência das Nações Unidas para Refugiados Palestinos, Unrwa.

De acordo com o comissário-geral da Unrwa, Philippe Lazzarini, os caminhões da ONU foram alvo de intenso tiroteio. Embora não tenha havido vítimas, as equipes tiveram que se abaixar e se proteger durante o incidente ocorrido no domingo. Em suas redes sociais, Lazzarini exigiu responsabilização pelos atos.

Ainda segundo ele, um veículo blindado foi atingido por "pelo menos cinco balas" enquanto esperava logo à frente do posto de controle das forças israelenses ao sul de Wadi Gaza, que divide o norte e o sul do enclave. Lazzarini contou que o carro ficou severamente danificado e deixou o comboio. Ele afirmou que as equipes se reuniram novamente e finalmente chegaram à Cidade de Gaza, acrescentando que a missão havia sido "coordenada e aprovada" pelas autoridades israelenses "como todos os outros movimentos semelhantes da ONU".

Autoridades locais estimam que cerca de 400 mil pessoas estejam refugiadas nessas áreas. Relatórios da mídia, citando fontes militares israelenses, alertaram que permanecer nessas zonas é perigoso, pois Israel planeja responder aos ataques provenientes dessas localidades.

De acordo com o Escritório da ONU para Assistência Humanitaria, Ocha, cerca de nove em cada 10 pessoas em Gaza foram deslocadas pelo menos uma vez desde outubro do ano passado.

Fonte: ONU News

Leia também