Delegado brasileiro assume liderança na Interpol nesta terça-feira
Delegado da Polícia Federal torna-se secretário-geral da Interpol em votação históricaEm uma decisão histórica, a assembleia-geral da Interpol referendou o nome de Valdecy Urquiza, delegado da Polícia Federal brasileira, como o novo secretário-geral da organização internacional de polícias. Essa nomeação marca a primeira vez que um brasileiro assume essa posição de destaque, quebrando a hegemonia de europeus e norte-americanos que perdurava por um século.
Experiência e Reconhecimento Internacional
Valdecy Urquiza, que atua como diretor de cooperação internacional da PF e também como vice-presidente da Interpol nas Américas, teve seu nome escolhido pelo comitê executivo da Interpol em junho. A decisão final foi tomada durante a assembleia-geral, onde representantes dos 196 países membros votaram para ratificar a escolha.
Posse e Reconhecimento Nacional
No evento de posse, Urquiza teve a oportunidade de discursar, contando com a presença do ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, e do diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues, que representaram o Brasil. A partir do dia 7 de novembro, o novo secretário-geral inicia suas atividades na sede da Interpol em Lyon, França, junto com sua equipe, que inclui Gustavo Souza, também da Polícia Federal.
Processo Eleitoral e Reconhecimento Internacional
A eleição de Urquiza foi resultado de um processo no qual os 13 países que compõem o comitê executivo da Interpol se reuniram para avaliar os candidatos apresentados. Com 8 votos a favor do brasileiro e 3 votos para seu concorrente inglês, a escolha foi clara em favor de Urquiza para liderar a organização pelos próximos cinco anos.
Fonte: Interpol