Governo federal pede que a embaixada do Brasil na Síria seja esvaziada
O decreto foi anunciado pelo Itamaraty na tarde desta segunda-feira 9O Itamaraty-Ministério das Relações Exteriores do Brasil, pediu que a embaixada do país na Síria fosse esvaziada após a deposição do ditador Bashar al-Assad. O governo brasileiro informou que acompanha, com preocupação, a escalada de hostilidades na Síria e que "apoia os esforços para solução política e negociada do conflito na Síria, que respeitem a soberania e a integridade territorial do país".
O Itamaraty pediu ainda que todos os cidadãos brasileiros deixem a Síria imediatamente. Confira o comunicado emitido pelo Itamaraty na tarde desta segunda-feira 9:
"Exorta todas as partes envolvidas a exercerem máxima contenção e a assegurarem a integridade da população e da infraestrutura civis. O Brasil reitera a necessidade de pleno respeito ao direito internacional, inclusive ao direito internacional humanitário, bem como à unidade territorial síria e às resoluções pertinentes do Conselho de Segurança das Nações Unidas.
O Brasil apoia os esforços para solução política e negociada do conflito na Síria, que respeitem a soberania e a integridade territorial do país.
O Itamaraty, por meio da Embaixada em Damasco, permanece monitorando a situação dos brasileiros na Síria. Não há registro de nacionais entre as vítimas das hostilidades. O Itamaraty insta a todos nacionais que se encontrem no país a que busquem sair da Síria. Recomenda-se também que os brasileiros consultem o alerta, atualizado, disponível no portal consular: https://www.gov.br/mre/pt-br/assuntos/portal-consular/alertas%20e%20noticias/alertas/alerta-consular-siria.
Em caso de emergência, o telefone de plantão da Embaixada em Damasco é: +963 933 213 438. O plantão consular do Itamaraty também permanece disponível no número +55 61 98260-0610 (inclusive WhatsApp)."
O Ministério das Relações Exteriores está atento ao aumento das hostilidades em regiões da Síria e recomenda sejam tomadas as seguintes precauções:
Caso não esteja na Síria, não viaje ao país;
• Recomenda-se aos nacionais residentes ou de passagem pela Síria que se ausentem do país, por meios próprios, até o retorno à normalidade.
• Aos nacionais que decidam manter estadia na Síria, recomenda-se adotar as indicações de segurança das autoridades locais e não permanecer em áreas de reconhecido risco;
• Não participe de aglomerações e protestos;
• Verifique se seu passaporte e dos demais membros de sua família possui ao menos seis (6) meses de validade;
• Certifique-se de que possui documento de nacionalidade brasileiro (como certidão de nascimento) e/ou carteira de identidade válida brasileira ou síria;
• Evite repassar informações não comprovadas ou compartilhar notícias antigas. Procure estar informado da situação atual do país e acompanhar canais de comunicação confiáveis;
Fonte: ministério das relações exteriores