Rede social TikTok pode ser banida dos EUA; entenda
Presidente Joe Biden deverá assinar nesta quarta 24, a lei com a proibiçãoO Senado dos Estados Unidos aprovou na noite desta terça-feira 23, o projeto de lei que pode banir o TikTok do país. A lei obriga a empresa a cortar laços com a ByteDance, sua controladora chinesa. No sábado, a Câmara dos Deputados analisou a medida e o presidente Joe Biden deve sancionar a lei nesta quarta-feira 24. Com isso, a ByteDance terá um prazo de 270 dias para encontrar um comprador para o TikTok nos EUA. O aplicativo possui 170 milhões de usuários no mercado americano.
A medida foi incluída em um pacote amplo de ajuda do governo americano à Ucrânia, que prevê apoio de US$ 61 bilhões para o país, após meses de negociações.
Foram 79 votos a favor do projeto e 18 contra, mostrando um amplo apoio à medida no Senado poucos dias após ter passado pela Câmara dos Representantes.
O projeto aprovado nesta semana é uma versão atualizada de um projeto que os parlamentares da Câmara aprovaram em março deste ano. A preocupação dos parlamentares é que o TikTok represente uma ameaça à segurança para os usuários dos Estados Unidos uma vez que a China exige que suas empresas, mediante solicitação, compartilhem quaisquer dados relacionados à segurança nacional com o governo.
Há temores de que o governo chinês possa usar os dados dos usuários do TikTok, por exemplo, desenvolvendo seus perfis e submetendo-os a chantagem, e que o app possa influenciar o conteúdo que os usuários americanos veem no aplicativo.
Fonte: Redação