Balanço: Diretoria de Operações de Trânsito realizou mil procedimentos em 2024
As atividades são voltadas para o combate à violência no trânsito, além de outras iniciativasA Diretoria de Operações de Trânsito da Secretaria de Segurança Pública divulgou o número de prisões realizadas no período de janeiro a novembro de 2024. As motivações abrangem desde infrações de trânsito a infrações penais.
O levantamento aponta que 418 pessoas foram conduzidas pelo crime de receptação, 336 por alcoolemia, 71 foram presas com mandados de prisão em aberto, 42 por adulteração de sinal identificador de veículos e 19 pelo crime de posse e porte ilegal de arma de fogo. Além disso, 06 pessoas foram presas por tráfico de drogas, 04 por uso de documentos falsos, 04 pelo crime de roubo, 03 por desobediência e 02 por desacato.
Segundo os dados, foram recuperados 402 aparelhos celulares e 178 veículos provenientes de roubo e furto. Além disso, foram registrados crimes como dirigir sem habilitação, condução de veículos por pessoa não habilitada, direção perigosa, poluição sonora e lesão corporal no trânsito.
O diretor de Operações de Trânsito, Fernando Aragão, destacou que os números refletem o comprometimento e a eficiência das equipes. “Com operações mais estratégicas e integradas, conseguimos reduzir os índices de acidentes, recuperar veículos roubados e retirar criminosos das ruas. Esses resultados demonstram que estamos no caminho certo, fortalecendo as ações preventivas e repressivas para garantir um trânsito mais seguro e organizado para toda a população”, pontuou.
Capacitação
Em 2024, foram realizadas cinco turmas do Estágio de Operações de Trânsito, formando 204 alunos. A iniciativa tem como objetivo capacitar profissionais da Polícia Militar, Polícia Civil, Perícia Criminal, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Rodoviária Federal. As atividades são voltadas para o combate à violência no trânsito, além de outras iniciativas de prevenção e repressão realizadas de forma integrada.
Durante o estágio, os participantes passaram por uma programação diversificada, que combinou atividades teóricas e práticas, com o objetivo de prepará-los para os desafios reais das ruas. Os treinamentos abrangeram temas como identificação de fraudes veiculares e documentais, técnicas de abordagem policial, enfrentamento a crimes de trânsito e atendimento pré-hospitalar tático. Além disso, foi realizado o Curso de Capacitação em Legislação de Trânsito, que qualificou 350 policiais militares para atuarem de forma especializada no trânsito.
“Essas capacitações não apenas preparam os profissionais para os desafios diários das ruas, mas também refletem diretamente na segurança pública, garantindo mais eficiência nas fiscalizações e, principalmente, contribuindo para salvar vidas," finalizou Fernando Aragão, diretor de Operações de Trânsito.
Fonte: ccom Piauí