Defesa Civil entrega filtros de barro para comunidades em Beneditinos
Cerca de 100 filtros foram entregues nesta sexta-feira(26), para dezenas de famílias no município.Uma equipe da Secretaria de Estado da Defesa Civil (Sedec) participou, nesta sexta-feira (26), da entrega de cerca de 100 filtros de barro para várias comunidades no município de Beneditinos. O projeto Ação de Distribuição de Filtros (ADFI) tem o objetivo de facilitar o acesso à água potável para dezenas de famílias nas comunidades Retiro, Santa Luz, bairro Santa Teresa, São Benedito, Grota dos Enfeites e Associação dos Pescadores.
A ação social visa melhorar a qualidade de vida das famílias por meio do tratamento da água com filtros de barro, em municípios que não possuem tratamento de água adequado para consumo humano. O filtro de barro é considerado um dos mais eficientes na purificação da água, impedindo a passagem de substâncias prejudiciais à saúde.
Segundo a assistente social da Defesa Civil, Bruna Alcântara, o projeto tem a finalidade de facilitar o acesso à água potável para as pessoas em situação de vulnerabilidade.
“Através do projeto, a Defesa Civil pensou na melhor maneira de garantir a qualidade de vida das pessoas que não têm acesso a água potável. Com os filtros de barro, as famílias terão mais saúde, pois muitas doenças podem ser evitadas a partir da ingestão da água com boa qualidade. Nós queremos ampliar esse acesso ao maior número de pessoas”, conta a assistente social.
De acordo com o presidente da Câmara de Vereadores de Beneditinos, Evandro Mendes, a ADFI beneficiou dezenas de famílias no município. “Vamos seguir trabalhando para que, além dos filtros, os moradores tenham acesso à água potável, uma reivindicação da população”, ressaltou o vereador.
Os municípios de Bonfim do Piauí, Francisco Santos, Dom Inocêncio, São Lourenço do Piauí, Dirceu Arcoverde, Jurema, Monsenhor Gil foram contemplados com a entrega dos filtros de barro para a população em 2023. A Defesa Civil está trabalhando para atender em 2024, às novas demandas das comunidades que realizaram a solicitação para as suas localidades.
Fonte: ascom governo do Piauí