Governo decreta emergência após monumento do Jenipapo ameaçar desabar

Os decretos têm vigência de 90 dias, prorrogáveis ​​pelo prazo legal.
Por Redação
Foto: reprodução google maps
Monumento Batalha do Jenipapo em Campo Maior

O governador do estado do Piauí, Wellington Dias, decretou situação de emergência no Monumento da Batalha do Jenipapo, em Campo Maior, no interior do Piauí. Mais dois imóveis públicos com importância cultural correm risco de desabamento, o antigo prédio da Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc), na cidade de Piracuruca, e o Terminal Turístico da cidade de Floriano, também no interior do Piauí.

A situação foi comprovada por meio de vistoria técnica. O Monumento da Batalha do Jenipapo que tem quase 50 anos- além da importância para o estado guarda parte da história da Independência do Brasil. 

As medidas foram publicadas na edição do Diário Oficial desta sexta-feira (10).  "Vistoria técnica constatou graves danos à estrutura do Monumento Batalha do Jenipapo, evidenciando risco de desabamento e outras consequências desta natureza que podem causar transtornos às pessoas que ali freqüentam e dano ao patrimônio público irreversível", diz trecho da publicação no Diário Oficial. 

A decisão aponta que após a vistoria no Monumento do Jenipapo, foi constatado  o iminente risco de desabamento e outras consequências da natureza que podem causar transtornos às pessoas que ali frequentam, além do dano ao patrimônio público irreversível.

As vistorias foram realizadas pela Coordenação de Registro e Conservação da Secretaria de Cultura do Estado do Piauí (SECULT). Ambos os decretos, assinados pelo governador Wellington Dias (PT), já entraram em vigor com a vigência de 90 dias, sendo prorrogáveis pelo prazo legal. 

Fonte: Da redação

Leia também