Tribunal de justiça do Piauí lança sistema de Inteligência Artificial "JuLIA"
o sistema Justiça AuxiLiada pela Inteligência Artificial foi lançado nesta quarta-feira 11O Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) lançou, nesta quarta-feira (11), o sistema JuLIA (Justiça AuxiLiada pela Inteligência Artificial), que proporciona a otimização das rotinas de trabalho, automação de tarefas, além de maior eficiência e acessibilidade à Justiça. O sistema foi desenvolvido pelo Laboratório de Inovação do TJ-PI (OpalaLab). O lançamento contou com a presença do presidente do TJ-PI, desembargador Hilo de Almeida.
Supervisor do OpalaLab, o desembargador José Wilson Araújo explica que a JuLIA é composta por quatro módulos: processual, análise de dados, acesso à informação e comunicação ativa. Dentre suas principais tarefas, destacam-se a intimação automática após julgamento no PJe; informar, via WhatsApp, aos responsáveis pelos processos em cada setor quais estão na iminência de serem baixados; análise das petições iniciais (valor da causa, bens do processo, análise de pensão); consulta pública processual e consulta de informações diversas (telefones, diário, história, biografia, balcão virtual, endereços) via WhatsApp.
“A JuLIA já conta com mais de 2,2 milhões de dados. A partir dessas informações, nós conseguimos fazer com que ela execute tarefas como listagem de processos aptos à baixa processual, intimações eletrônicas, por exemplo. Assim, nossos servidores passam a poder se dedicar a tarefas mais complexas, que a JuLIA não executa – ainda”, destacou o desembargador José Wilson Araújo.
O presidente do TJ-PI, desembargador Hilo de Almeida, ressaltou que a JuLIA é a mais nova servidora do Poder Judiciário piauiense e que sua atuação tem como finalidade melhorar a prestação de serviços do Tribunal aos cidadãos. “É um grande dia para a Justiça piauiense. O uso da JuLIA demonstra o compromisso de nossa gestão em adotar soluções tecnológicas inovadoras para aprimorar a prestação jurisdicional”, complementou.
Módulos
Com previsão para início de operação até o mês de dezembro, o módulo comunicação ativa, integrado ao WhatsApp, permitirá atendimento direto ao jurisdicionado, desde o esclarecimento de dúvidas como contatos dos setores do Tribunal até a realização de consultas processuais. Já o módulo de intimação automática identifica um determinado processo, com julgamento colegiado ou monocrático, calcula o prazo de intimação e movimenta o processo no PJe. No projeto-piloto, o prazo para intimação das partes foi de até 24h.
JuLIA
Durante o lançamento do sistema, foi apresentada a figura da JuLIA, em 2D e em 3D: uma mulher parda, com cabelos cacheados, altura mediana, figurino casual, portando aparelho celular e smartwatch.
Fonte: ascom TJ PI