Começa nesta segunda 17 mobilização contra a sífilis nas maternidades da capital

As atividades têm como objetivo qualificar a conduta dos profissionais municipais de saúde
Por Redação

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) realiza a partir de 17 a 21 de outubro, a 2ª Semana Municipal de Mobilização contra a Sífilis nas Maternidades da capital. As atividades têm como objetivo qualificar a conduta dos profissionais de saúde a partir das atualizações de evidências que contribuam para melhorar a assistência aos pacientes e a notificação de casos.

As ações fazem parte do Outubro Verde que chama a atenção para formas de prevenção, diagnóstico e tratamento da sífilis. Por meio da Lei nº 13.430 de 31 de março de 2017 foi instituído o terceiro sábado do mês de outubro como Dia Nacional de Combate a Sífilis e a Sífilis Congênita. A organização das ações é da Diretoria de Assistência Especializada (DAE/FMS), do Núcleo de Epidemiologia (NEH) em parceria com os Núcleos Hospitalares de Epidemiologia (NHE) e direção das maternidades.

Na segunda-feira (17), às 10h, tem a abertura na Maternidade do Promorar (zona Sul) e na sequencia acontecem duas palestras com os temas Sífilis Materna  e sobre Sífilis Congênita. Durante a semana, os Núcleos Hospitalares de Epidemiologia e a Direção de Enfermagem reforçarão a implementação do checklist de alta da mãe e do recém-nascido.

Dia 18 as ações acontecem na Maternidade Wall Ferraz (Dirceu), às 10h terá apresentação dos indicadores da maternidade sobre sífilis em gestante e congênita; das 10h30 às 12h realização de testes rápidos de sífilis em profissionais. Das 14h30 às 15h20 tem roda de conversa com o tema: “Tira Dúvidas sobre Sífilis Materna e Congênita; das 15h30 às 16h30 acontece a realização de testes rápidos de sífilis em gestantes e parceiros.

A programação do Dia 20 acontece na Maternidade do Satélite, das 9h30 às 10h20, com a palestra sobre sífilis e das 10h30 às 11h acontece a palestra sobre notificação de sífilis em gestante e congênita/ fluxos da maternidade, das 11h às 11h30 sobre notificação de sífilis adquirida.

No dia 22 as ações acontecem na Maternidade do Buenos Aires das 9h30 às 10h20 com apresentação de indicadores da maternidade e palestra sobre Sífilis em Gestante e Congênita, às 11h tem distribuição de lembranças para os participantes e durante a semana os profissionais dessa maternidade darão orientações sobre sífilis para gestantes e parceiros.

Fonte: FMS

Leia também