HGV realizou mais de 13 mil cirurgias em 2024 diz SESAPI

O hospital foi destaque na realização de procedimentos inéditos
Por Redação

O Hospital Getúlio Vargas (HGV) encerra 2024 consolidando-se como uma referência em alta complexidade, graças a investimentos estratégicos em tecnologia, ampliação de serviços e certificações de excelência pelo Governo do Estado e Secretaria da Saúde. Com 10.837 internações e 13.374 procedimentos cirúrgicos realizados de janeiro a novembro, o hospital demonstra um compromisso sólido com a saúde pública.

Para a diretora-geral do HGV, Nirvania Carvalho, em 2024, o hospital foi destaque na realização de procedimentos inéditos em neurocirurgia, cardiologia, cirurgia geral e radiointervenção, além de adquirir equipamentos de última geração para cirurgias urológicas, neurológicas e cardiovasculares.

Foto: CCOM Piauí
Referência em alta complexidade, HGV fez mais de 13 mil cirurgias de janeiro a novembro

“Conseguimos reduzir o tempo de espera por cirurgias neurológicas, fortalecemos a equipe de transplante renal e realizamos a primeira captação de órgãos fora de Teresina, contribuindo com a descentralização do serviço e mais acesso para o usuário. Além de ampliar a equipe de nutrição enteral e parenteral e a Comissão de Cuidados Paliativos”, afirmou.

O superintendente de Média e Alta Complexidade da Sesapi, Dirceu Campêlo, destacou o apoio do Governo do Estado para a expansão dos serviços no hospital.

“Conseguimos expandir o serviço de cardiologia com novos leitos, a inauguração do Centro Cirúrgico Cardiovascular e um novo equipamento de Hemodinâmica, que foi possível ampliar o atendimento de pacientes tanto de Teresina quanto do interior do Piauí”, explica Campelo.

Um dos pacientes beneficiados foi a auxiliar escolar, Ramaria de Sousa Santos, 36 anos, natural de São Paulo. Ramária conta que, em fevereiro, começou a sentir tonturas, desequilíbrio, perdeu os movimentos das pernas e passou a usar cadeiras de rodas. Veio para o Piauí, em busca de atendimento médico em razão de ter parentes residindo em Teresina.

“Meu primeiro atendimento foi no HUT, depois fui transferida para o HGV e, no HGV foi feito o diagnóstico e passei por uma cirurgia e agora estou bem. Foi tudo tranquilo, já estou conseguindo andar devagarzinho e voltando à minha vida normal. Já estou de volta para São Paulo, mas agradeço muito ao HGV. Os médicos foram maravilhosos, principalmente os neurologistas Antônio Carlos e Leonardo. Só tenho a agradecer!

Fonte: ccom Piauí

Leia também