Teresina tem caso confirmado de influenza H1N1
Informação foi confirmada pelo Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS)Um caso de de influenza H1N1 foi confirmado na capital do Piauí, na tarde desta quarta-feira 8. A informação foi confirmada pelo Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS).
De acordo com o órgão, um paciente idoso que foi atendido na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Satélite, no dia 8 de fevereiro deste ano, apresentava um quadro de insuficiência respiratório aguda, sendo então colhidas amostras em seu caso, através de um swab nasofaríngeo, que foram enviadas ao laboratório. O paciente permaneceu internado em uma unidade de saúde por cerca de 11 dias.
O Laboratório Central de Saúde Pública no Piauí (Lacen-PI) realizou o teste e comunicou o resultado positivo para H1N1 na última sexta-feira (3).
O órgão alertou ainda sobre o possível retorno da circulação do vírus H1N1 em Teresina e orientou medidas a serem tomadas a fim de evitar a propagação da doença, confira:
- A necessidade de coleta de amostras de swab nasofaríngeo em todos os pacientes internados por SRAG na rede pública ou privada, para realização de testagem ampla para vírus respiratórios, abrangendo SARS-CoV-2, Influenza A (incluindo H1N1), Influenza B, parainfluenza, adenovírus, rinovírus e vírus sincicial respiratório, dentre outros; as amostras devem ser encaminhadas ao Lacen-PI independente da realização ou do resultado do teste rápido de antígeno para SARS-CoV-2;
- Atenção às indicações de prescrição do antiviral fosfato de oseltamivir e de medidas de precaução preconizadas pelo Ministério da Saúde;
- Adesão à etapa 2023 da campanha nacional de vacinação contra a gripe - a ser iniciada no mês de abril.
Fonte: Ascom Sesapi