Inventário aponta 28 pontos de interesse no Parque Nacional da Serra da Capivara

Dados são do Serviço Geológico do Brasil no relatório do projeto Fomento ao Geoturismo
Por Redação

Um documento inédito, publicado pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB), apresentou o inventário de 28 pontos de interesse geológico do Parque Nacional da Serra da Capivara, no Piauí – considerado Patrimônio Mundial da Unesco. Esses locais foram selecionados levando em consideração critérios como valor científico, potencial de uso educativo e potencial de uso turístico. Com esse trabalho, o SGB promove o desenvolvimento sustentável da região, com base no geoturismo, e contribui para a preservação do patrimônio geológico.

“O relatório "Inventário dos Geossítios e Sítios da Geodiversidade na Região do Parque da Serra da Capivara - PI" é o primeiro produto do Programa Fomento ao Geoturismo do SGB e contém informações técnico-científicas traduzidas para uma linguagem acessível aos turistas. Dessa forma, esperamos enriquecer a experiência dos visitantes e impulsionar o turismo sustentável na região”, destaca a chefe da Divisão de Gestão Territorial do SGB, Adelaide Mansini. 

Entre os pontos de interesse selecionados, estão geossítios e sítios da geodiversidade de relevância nacional e internacional, como: Mirante da BR-020, Toca do Boqueirão da Pedra Furada (conhecido como Museu Sítio da Pré-História), Mirante da Vista Panorâmica e Toca da Entrada do Pajaú – que tiveram a maior classificação em relação ao potencial educativo. Também são listados: Morro do Ranulfo, Toca do Caboclinho, Toca da Janela da Barra do Antonião, Toca da Entrada do Pajaú, Toca do Baixão do Perna I e Toca da Passagem. 

No entanto, o SGB ressalta que há ainda outros pontos de interesse geológico que, neste primeiro momento, não foram contemplados no estudo. O Parque Nacional da Serra da Capivara tem especial importância por abrigar formações geológicas, registros e testemunhos de momentos diferentes da história do planeta e, mais especificamente, da Plataforma Sul-Americana, na abertura do Atlântico Sul e na instalação da Província Parnaíba e de toda a sua dinâmica. 

Os trabalhos de campo para elaboração do inventário foram realizados em duas etapas: uma em novembro de 2022 e outra em março de 2023. Participaram das atividades os pesquisadores do SGB José Sidiney Barros e José Milton de Oliveira Filho, da Residência de Teresina (RETE); Raimundo Almir Costa Conceição, da Superintendência Regional de Belém (SUREG-BE); José Luís Kepel, do Núcleo de Apoio Técnico de Curitiba (NUBA); Denílson de Jesus Analista, analista em geociências; e Rogério dos Santos Brito, chefe da brigada do ICMBio.

Parceria para impulsionar o geoturismo

O lançamento é um dos produtos, em apoio ao Plano Nacional de Turismo, voltados à promoção do conhecimento da geodiversidade e do patrimônio geológico em parques nacionais, geoparques e demais áreas turísticas. O objetivo é tornar a geologia acessível, enriquecer a experiência de visitantes e fornecer aos gestores dessas áreas um instrumento de manejo do meio físico, complementar aos trabalhos relacionados à biodiversidade. Assim, o SGB contribui para o fortalecimento das atividades turísticas, consideradas um importante vetor de desenvolvimento econômico e social do país. 

O que é geoturismo?

Geoturismo pode ser compreendido como uma forma de ecoturismo ou turismo de natureza, cujo principal aspecto a ser observado está relacionado à geodiversidade formadora das paisagens naturais (aspectos dos ambientes abióticos da natureza), tais como rochas, formas de relevo, solos, processos geodinâmicos, dentre outros.

Plataforma interativa permite passeio virtual pela Serra da Capivara

Os atrativos geoturísticos do PARNA também podem ser visitados por meio de um passeio virtual, disponível na plataforma interativa Geo 360° BR, do SGB. O site proporciona uma experiência única e informativa, por meio de fotografias, imagens 360°, curiosidades geológicas e guias digitais sobre os principais atrativos geoturísticos da região. Formações construídas há mais de 400 milhões de anos estão acessíveis e podem ser contempladas facilmente, sem sair de casa.

Fonte: SGB

Leia também