1º caso de 'Éris' subvariante do coronavírus é registrado no Brasil

A informação foi divulgada pela Organização Mundial da Saúde (OMS)
Por Redação

Foto: NIAD-NATIONAL INSTITUTE OF ALLERGY AND INFECTIOUS Brasil está em alerta com surgimento de casos de nova variante do Coronavírus no país
Brasil está em alerta com surgimento de casos de nova variante do Coronavírus no país

O Brasil registrou nesta quinta-feira 17, o primeiro caso da subvariante EG.5 ou "Éris" do coronavírus. A informação foi divulgada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O caso da doença foi detectado em São Paulo e, segundo o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs), a paciente já está curada. 

A nova subvariante foi identificada pela primeira vez em fevereiro deste ano.

De acordo com a OMS, a presença da nova subvariante é “de interesse”. A nova mutação foi classificada pela OMS como sendo de baixo risco à saúde, entretanto para especialistas, o surgimento de mutações pode gerar uma onda de novos casos de Covid-19.  

Os sintomas do primeiro caso identificado no Brasil, iniciou no final de julho deste ano. A paciente seria uma mulher de 71 anos que não viajou nas últimas semanas e possui calendário vacinal completo.

A Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) emitiu uma nota com medidas que devem ser seguidas para evitar novas infecções pela subvariante EG.5. Entre elas, está o uso de máscaras por pessoas com comorbidades e mais vulneráveis ao coronavírus

Saiba mais sobre: