Avião que trará brasileiros de Gaza decola esta manhã 18, para o Egito

Em prosseguimento à operação “Voltando em Paz”, novo voo partiu de Tel Aviv.
Por Redação

Foto: Divulgação Itamaraty Aeronave leva purificadores de água e medicamentos
Aeronave leva purificadores de água e medicamentos
Foto: Divulgação ItamaratyAeronave leva purificadores de água e medicamentos
Aeronave leva purificadores de água e medicamentos

Em prosseguimento à operação “Voltando em Paz”, realizada pelo Ministério das Relações Exteriores, um novo vôo partindo de Tel Aviv decolou em direção ao Egito esta manhã 18. Com essa operação haverá sido, então, mais de 1100 brasileiros repatriados em seis voos, desde 10 de outubro.

O Ministério das Relações Exteriores mantém a orientação, como tem feito desde a eclosão do conflito, no sentido de que todos os nacionais que possuam passagens aéreas, ou condições de adquiri-las, embarquem em voos comerciais a partir do aeroporto Ben-Gurion, que segue operando.

Grupo de cerca de 30 brasileiros e familiares diretos que aguardam retirada da Faixa de Gaza segue abrigado nas localidades de Khan Younis e Rafah, nas proximidades da fronteira com o Egito.

O Escritório de Representação do Brasil em Ramala, além de manter contato frequente com o grupo, tem prestado toda assistência possível aos brasileiros, inclusive alojamento em Rafah, fornecimento de água, comida e medicamentos ao grupo e oferecimento de assistência psicológica por profissionais palestinos, por via telefônica. Os veículos contratados pelo Itamaraty seguem de prontidão, aguardando a abertura da passagem de Rafah.

O Brasil vem reiterando, diariamente, gestões, em alto nível, com vistas a viabilizar a entrada dos brasileiros e seus familiares diretos no Egito. Aeronave para seu transporte ao Brasil segue em Roma, onde aguarda autorização para resgatar, em território egípcio, os brasileiros procedentes da Faixa de Gaza.

Está em fase de elaboração plano para a acolhida dos nacionais evacuados da Faixa de Gaza, com vistas a prestar-lhes a melhor assistência possível quando chegarem ao Brasil. A iniciativa, convocada pela Casa-Civil da Presidência da República, está sendo coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, em parceria com o Ministério das Relações Exteriores, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania e o Ministério da Saúde.

O governo brasileiro volta a desaconselhar quaisquer deslocamentos não essenciais para a região.

Os plantões consulares da Embaixada em Tel Aviv (+972 (54) 803 5858) e do Escritório de Representação em Ramala (+972 (59) 205 5510), com “WhatsApp”, permanecem em funcionamento para atender nacionais em situação de emergência.

O plantão consular geral do Itamaraty também pode ser contatado por meio do telefone +55 (61) 98260-0610.

*com informações do Ministério das Relações Exteriores

Saiba mais sobre: