Banco Central registra vazamento de dados de mais de 200 chaves Pix; entenda

A informação foi divulgada pelo banco na noite desta terça-feira 22
Por Redação

Foto: Marcelo Casal Jr/ Agência Brasil Pix
Pix

O Banco Central do Brasil (BC) informou por meio de nota na noite desta terça-feira 22, a ocorrência de um incidente de segurança com dados pessoais vinculados à chaves Pix sob a guarda e a responsabilidade da Phi Serviços de Pagamentos S.A. (Phi Pagamentos), em razão de falhas pontuais em sistemas dessa instituição de pagamento.

Ainda de acordo com o comunicado, os mecanismos de segurança e de monitoramento do Pix mitigaram sobremaneira a extensão dos dados cadastrais expostos, limitando a exposição a 238 chaves Pix ou menos de 0,00004% das mais de 630 milhões de chaves cadastradas no DICT.

O banco assegurou que não foram expostos quaisquer dados sensíveis, tais como senhas, informações de movimentações ou saldos financeiros em contas transacionais, ou quaisquer outras informações sob sigilo bancário. As informações obtidas são de natureza cadastral, que não permitem movimentação de recursos, nem acesso às contas ou a outras informações financeiras.

As pessoas que tiveram seus dados cadastrais obtidos a partir do incidente serão notificadas exclusivamente por meio do aplicativo ou pelo internet banking de sua instituição de relacionamento. Nem o BC nem as instituições participantes usarão quaisquer outros meios de comunicação aos usuários afetados, tais como aplicativos de mensagem, chamadas telefônicas, SMS ou e-mail.

O BC garantiu que foram adotadas as ações necessárias para a apuração detalhada do caso e serão aplicadas as medidas sancionadoras previstas na regulação vigente.

Mesmo não sendo exigido pela legislação vigente, por conta do baixo impacto potencial para os usuários, o BC decidiu comunicar o evento à sociedade, à vista do compromisso com a transparência que rege sua atuação.

O BC disponibilizou uma página específica em seu site para registrar incidentes de segurança desse tipo. Clique aqui.

Saiba mais sobre: