Força Nacional amplia proteção a indígenas em conflito no Paraná

Ministério reforça segurança em terra indígena após ataques violentos. Saiba mais!
Por Redação

Foto: Grande Piauí Comunidade indígena Avá-Guarani, está em perigo.
Comunidade indígena Avá-Guarani, está em perigo.

A Força Nacional, sob coordenação do Ministério da Justiça e Segurança Pública, está expandindo sua atuação no oeste do Paraná para proteger a comunidade indígena Avá-Guarani, que tem sido alvo de uma série de ataques violentos. Em resposta a essa situação preocupante, o efetivo foi aumentado em 50% para garantir a segurança dos indígenas na Terra Indígena Tekoha Guasu Guavirá, situada entre Guaíra e Terra Roxa.

Reforço na Segurança

Desde janeiro do ano passado, a Força Nacional já estava presente na região com 30 agentes, entre policiais militares e bombeiros do Rio de Janeiro. Agora, com unidades extras de prontidão e sobreaviso, a atuação da Força Nacional estará plenamente operacional a partir deste sábado (4). O objetivo é intensificar o patrulhamento e cooperar com a Polícia Militar do Paraná e a Polícia Federal para manter a ordem e evitar conflitos.

Investigações em Andamento

A Polícia Federal está liderando as investigações para identificar os responsáveis pelos ataques recentes. Em parceria com as forças estaduais e federais, medidas preventivas estão sendo implementadas para restabelecer a tranquilidade na região e impedir novas escaladas de violência.

Conflitos e Histórico

Os ataques contra os indígenas Avá-Guarani têm gerado um clima de tensão na região, com cinco pessoas feridas, incluindo crianças, durante os conflitos territoriais. Essa comunidade enfrenta um longo histórico de disputas territoriais, intensificadas pela falta de reconhecimento das terras pelo Estado e pela oposição de setores políticos e econômicos, como o ruralista.

É fundamental que medidas sejam tomadas para garantir a segurança e os direitos dessas comunidades indígenas, que enfrentam vulnerabilidades decorrentes de décadas de conflitos e negligência. A atuação da Força Nacional é um passo importante para restabelecer a paz e a proteção necessárias nesse contexto delicado.