Instituições financeiras são proibidas de importunar clientes

A informação foi divulgada pela Federação Brasileira dos Bancos (Febraban)
Por Redação

Foto: Grande Piauí Instituições financeiras são proibidas de importunar clientes
Instituições financeiras são proibidas de importunar clientes
Foto: Grande PiauíInstituições financeiras são proibidas de importunar clientes
Instituições financeiras são proibidas de importunar clientes

A Autorregulação para o Consignado aplicou em março 21 novas medidas administrativas a empresas por irregularidades na oferta de crédito consignado. A informação foi divulgada pela Federação Brasileira dos Bancos (Febraban). 

De acordo com o órgão, Trinta e oito empresas perderam o direito de exercer a atividade em definitivo. Confira Lista. 

Participam da Autorregulação 32 instituições financeiras que representam cerca de 99% do volume total da carteira de crédito consignado no país.

Uma medida integrante do Sistema de Autorregulação do Consignado é a plataforma Não me Perturbe, por meio da qual os consumidores podem proibir que instituições financeiras e correspondentes bancários façam contato proativamente para oferecer crédito consignado.

Somente no início do primeiro trimestre do ano, 2.933.115 solicitações de bloqueios de telefone para o recebimento de ligações de oferta indesejadas sobre crédito consignado foram registradas. Já os pedidos de bloqueio feitos a todas as instituições financeiras somaram 2.289.375.

A maioria dos pedidos de bloqueio de telefone partiu de consumidores de cidades da região Sudeste (53,56%). A região Sul responde por 18,12% do total de pedidos, seguida pelo Nordeste (14,48%). Centro-Oeste e Norte respondem por 10,39% e 3,44% dos pedidos, respectivamente.

Para fortalecer o “Não me Perturbe” e reduzir as reclamações de consumidores que são importunados com ligações indesejadas, os bancos rejeitam propostas de contratação de consignado encaminhadas por correspondentes em nome de consumidores cadastrados na plataforma.

O consumidor é orientado a contratar crédito de forma segura, veja algumas dicas abaixo:

  • Antes de contratar o produto, peça uma simulação;
  •  Nunca decida com pressa;
  •  Desconfie de propostas exageradas;
  •  Não faça depósitos antecipados para receber o empréstimo;
  •  Nunca assine nada sem ler;
  •  Em caso de devolução de crédito consignado por arrependimento ou contratação não solicitada, procure os canais de relacionamento do banco e nunca faça depósitos em contas de terceiros.

* Com informações da Federação Brasileira de Bancos

Saiba mais sobre: