Itamaraty abre postos para ajudar brasileiros a deixar a Ucrânia

Um fica na cidade de Lviv e o outro em Chisinau, na Moldávia
Por Redação

Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/ Agência Brasil Itamaraty decidi abrir dois postos para ajudar brasileiros a deixar a Ucrânia
Itamaraty decidi abrir dois postos para ajudar brasileiros a deixar a Ucrânia

Com o objetivo de aperfeiçoar os mecanismos emergenciais de assistência aos cidadãos brasileiros que buscam deixar a Ucrânia, o Itamaraty anunciou a abertura de dois postos de atendimento consular: na cidade de Lviv, localidade próxima à fronteira com a Polônia para onde se tem dirigido grande fluxo de nacionais brasileiros; e em Chisinau, capital da Moldávia, a fim de facilitar a assistência a brasileiros que buscam a saída da Ucrânia via Romênia.

Os postos de atendimento em Lviv e Chisinau complementam as medidas já em curso de apoio aos brasileiros, de confecção de documentos de viagem e de retirada, ordenada e segura, de nacionais do território ucraniano.

"Por força da deterioração da situação de segurança em Kiev, embaixadas de vários outros países têm igualmente estabelecido missões de apoio fora da capital da Ucrânia, sobretudo em Lviv", disse o Itamaraty, em nota emitida na noite de ontem (1º).

Casos de emergência

“Em casos de emergência, o plantão consular brasileiro pode ser contatado pelo número de telefone +55 61 98260-0610”, acrescentou. A embaixada em Kiev, na Ucrânia, lembrou o Ministério das Relações Exteriores, continua transmitindo orientações por meio de mensagens no site, na página no Facebook e por um grupo no Telegram.

Saiba mais sobre: