OAB-PI divulga nota de repúdio nacional contra ataques xenofóbicos ao Nordeste

A nota foi assinada pelo presidente Celso Barros Coelho Neto, na manhã desta quinta-feira 6
Por Redação

Foto: Reprodução presidente da OAB PI, Celso Barros Coelho Neto
presidente da OAB PI, Celso Barros Coelho Neto
Foto: Reproduçãopresidente da OAB PI, Celso Barros Coelho Neto
presidente da OAB PI, Celso Barros Coelho Neto

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, através do presidente Celso Barros Coelho Neto, assinou uma nota de repúdio nacional emitida contra as manifestações xenófobas destinadas aos nordestinos, em decorrência do resultado do primeiro turno das eleições gerais, ocorridas no último dia 02 de outubro.

“Não é a primeira vez que sofremos ataques como esse. Nas eleições de 2014, aconteceu o mesmo. É inaceitável que uma região que possui tanta riqueza natural, diversidade cultural e relevância econômica seja desrespeitada dessa forma. Não toleramos qualquer tipo de violência”, dizem os presidente das Seccionais do Nordeste em trecho da nota.

A publicação também foi assinada pelo presidente do Conselho Federal da OAB, Beto Simonetti, bem como pelos oito presidentes das Seccionais do Nordeste: Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará e Maranhão.

Confira a nota na íntegra:

O Presidente do Conselho Federal da OAB e os Presidentes de todas as Seccionais da Ordem dos Advogados do Brasil no Nordeste vêm, por meio desta, manifestar o seu veemente repúdio às manifestações xenófobas e covardes perpetradas contra os nordestinos, notadamente após a divulgação dos resultados das eleições ocorridas no último dia 02 de outubro.

Nordeste representa cerca de 25% do total do Brasil, o que o coloca como a segunda região mais populosa do Brasil, com mais de 53 milhões de habitantes. Para além de sua importância econômica, riquezas naturais e diversidade cultural, aqui nasce um povo trabalhador e orgulhoso de suas origens.

Embora legítima a pluralidade de ideias e de projetos políticos que expressem os diversos anseios e ideais da nossa população, é inadmissível, nos dias de hoje, convivermos com manifestações que buscam agredir e diminuir a importância de brasileiros e brasileiras que exercem sua cidadania.

As agressões não se coadunam com os ideais de solidariedade, serenidade, civilidade e bom senso que deveriam orientar a sociedade para a construção de um país fraterno, justo e inclusivo.

Os representantes da advocacia nordestina manifestam, pois, seu permanente e intransigente compromisso com os valores democráticos e com o combate a todas as formas de discriminação!

Parabenizamos, ainda, a declaração do Presidente da OABMG, Sérgio Leonardo, de repúdio às manifestações xenófobas perpetrada por advogada vinculada àquela seccional.

Saiba mais sobre: