Operação de Repatriação deverá resgatar 1.100 brasileiros de Israel

Operação “Voltando em Paz” concluiu com sucesso, até agora, a repatriação de 916 nacionais
Por Redação

Foto: Reprodução Itamaraty Avião com brasileiros vindos de Israel pousa em Brasília
Avião com brasileiros vindos de Israel pousa em Brasília

A Operação “Voltando em Paz” concluiu com sucesso, até agora, a repatriação de 916 nacionais e 24 animais domésticos. Com a realização de um novo voo, que partirá de Tel Aviv na quarta-feira, 18, terão sido repatriados mais de 1100 brasileiros.

Muitos brasileiros já partiram e seguem partindo de Israel por voos comerciais. O Ministério das Relações Exteriores mantém a orientação, como tem feito desde a eclosão do conflito, no sentido de que todos os nacionais que possuam passagens aéreas, ou condições de adquiri-las, embarquem em voos comerciais a partir do aeroporto Ben-Gurion, que segue operando.

Permanece concentrado, nas localidades de Khan Younis e Rafah, nas proximidades da fronteira com o Egito, grupo de cerca de 30 brasileiros e familiares diretos que aguardam retirada da Faixa de Gaza. O governo brasileiro, por meio do Escritório de Representação do Brasil em Ramala, mantém permanente contato com os nacionais. Veículos contratados pelo Itamaraty estão de prontidão, aguardando a abertura da passagem de Rafah.

O Brasil vem reiterando gestões, em alto nível, com vistas a viabilizar a entrada dos brasileiros e seus familiares diretos no Egito. Aeronave para seu transporte ao Brasil segue em Roma, onde aguarda autorização para resgatar, em território egípcio, os brasileiros procedentes da Faixa de Gaza.

O Itamaraty acionou as autoridades competentes para assegurar acolhida e apoio aos brasileiros evacuados de Gaza quando de sua chegada no Brasil.

O governo brasileiro volta a desaconselhar quaisquer deslocamentos não essenciais para a região.

Os plantões consulares da Embaixada em Tel Aviv (+972 (54) 803 5858) e do Escritório de Representação em Ramala (+972 (59) 205 5510), com “WhatsApp”, permanecem em funcionamento para atender nacionais em situação de emergência.

O plantão consular geral do Itamaraty também pode ser contatado por meio do telefone +55 (61) 98260-0610.

*com informações da ASCOM do Ministério das Relações Exteriores

Saiba mais sobre: