Tripulantes aprovam a terceira proposta dos empresários e greve é encerrada

Votação realizada online, teve início no dia 24 de dezembro, às 06h e foi encerrada neste domingo 25
Por Redação

Foto: Reprodução Sindicato dos Aeronautas Greve na aviação teve seu fim neste domingo 25
Greve na aviação teve seu fim neste domingo 25
Foto: Reprodução Sindicato dos AeronautasGreve na aviação teve seu fim neste domingo 25
Greve na aviação teve seu fim neste domingo 25

Em votação realizada online, que teve início no dia 24 de dezembro, às 06h, e foi encerrada neste domingo, 25 de dezembro, às 12h, os aeronautas associados aprovaram a terceira proposta do TST (Tribunal Superior do Trabalho) para renovação da Convenção Coletiva de Trabalho da aviação regular.

Foram registrados 70,11% de votos favoráveis à proposta e 28,80% de votos contra, além de 1,09% de abstenções. No total, 5.834 tripulantes participaram.

A proposta do TST prevê o reajuste pelo INPC dos últimos 12 meses, mais 1% de ganho real, ou seja, 6,97% sobre as partes fixas e variáveis do salário; diárias de alimentação nacionais, vale alimentação.

Além disso, prevê a renovação na íntegra das demais cláusulas sociais, definição dos horários de folgas e a possibilidade de início das férias em sábados, domingos e feriados.

A paralisação dos aeronautas teve início no dia 19 de dezembro, e a categoria reivindicava a recomposição salarial pelo INPC com aumento real de 5% acima desse indicador. As empresas admitiam apenas 0,5% de ganho real e ainda propuseram a venda de folgas, o que causou indignação pela exaustão que os aeronautas reclamavam diante do cumprimento de horários nem sempre conforme o planejado.

Neste domingo (25), em live de apresentação do resultado da votação, o presidente do Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA), disse que o número de votos acompanhou o total da última votação. Com a aprovação da proposta, haverá a renovação da CCT e a greve foi encerrada.

Saiba mais sobre: