Gatos são flagrados circulando em meio a pacientes em hospital no Piauí

Um paciente gravou um vídeo mostrando a situação
Por Redação

Foto: reprodução Animais circulam livremente pelos corredores da unidade de saúde representando um risco de infecção para os pacientes
Animais circulam livremente pelos corredores da unidade de saúde representando um risco de infecção para os pacientes

Um vídeo que está circulando em grupos de whatsapp mostra gatos circulando em meio a pacientes e servidores dentro do Hospital Regional Tibério Nunes, em Floriano, sul do Piauí. O vídeo foi gravado por um paciente que não teve a identidade revelada e que informou que os animais foram vistos andando livremente por diversos setores da unidade de saúde, inclusive na UTI (Unidade de Terapia Intensiva).

Em nota o hospital informou que procurou uma solução para o problema junto ao centro de zoonoses da cidade e que até o momento não obteve um resultado.

Confira a nota na íntegra:

"O Hospital Regional Tibério Nunes esclarece que a Unidade de Vigilância de Zoonoses, vinculada a Secretaria de Saúde do município de Floriano, é a responsável pela execução das ações referentes à vigilância, prevenção e controle de zoonoses.

O hospital informa que fez contato com a equipe de Zoonoses, logo no primeiro trimestre de 2023, solicitando resolução para a retirada de felinos encontrados ao redor da instituição e, como resposta, foi informado que naquele momento não seria possível devido a uma reforma em andamento no prédio da Zoonoses.

No segundo semestre ainda de 2023, contatamos novamente a equipe do Zoonoses com a informação que a reforma havia sido concluída, porém, nesse segundo contato foi alegado que não havia equipe suficiente para execução, mesmo havendo contrato com a empresa já licitada para esse fim.

Em janeiro de 2024, sem sucesso com a Zoonoses, oficializamos a Secretaria Municipal de Saúde e não obtivemos resposta.

Contatamos algumas vezes a equipe do Zoonoses entre fevereiro e abril de 2024 sem êxito.

Após todas essas tentativas, oficializamos a situação junto ao Ministério Público do Estado e aguardamos resolutiva.

Continuamos na expectativa de resolução por parte dos órgãos responsáveis pela retirada dos devidos animais, buscando sempre a melhor qualidade e segurança nos atendimentos dos usuários deste estabelecimento."