Sada terá um espaço de 700 metros quadrados na 73ª edição da Expoapi

O evento segue até o dia 8 de dezembro e deve reunir mais de 1,5 mil animais, 200 expositores
Por Ascom Sada

Foto: Foto: Reprodução Espaço de 700 metros quadrados na 73ª edição da Expoapi
Espaço de 700 metros quadrados na 73ª edição da Expoapi

Uma verdadeira cidade para o homem do campo piauiense dentro da maior feira agropecuária do Norte/Nordeste. É assim que está sendo vista a estrutura montada pela Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada) na Expoapi 2024. Um espaço de quase 700 metros quadrados, onde o visitante que for ao Parque de Exposições Dirceu Arcoverde poderá conhecer as ações do Governo do Estado para o desenvolvimento da agricultura familiar no Piauí. A abertura oficial da Expoapi será neste domingo (1º), com a tradicional cavalgada, saindo do Balão do São Cristóvão.

O evento segue até o dia 8 de dezembro e deve reunir mais de 1,5 mil animais, 200 expositores e atrair um público de cerca de meio milhão de pessoas, durante os oito dias de programação. A expectativa é que sejam gerados mais de R$ 300 milhões em negócios. Essa estrutura da SADA e a maior já registrada entre todas as edições já realizadas e vai apresentar diversas novidades, bem como expor os programas do órgão.

Esse ano montamos em um espaço bem maior que os anteriores e nele vamos apresentar todos os programas desenvolvidos pela Seagro, além de degustações de produtos, oficinas, palestras, emissão de documentos e entrega de veículos de kits de irrigação”, destacou Fábio Abreu, secretário da Defesa Agropecuária , acrescentando que o pequeno criador de animais também terá seu espaço garantido. “Estamos melhorando a genética do rebanho piauiense”, frisou o gestor.

A afirmação do secretário refere-se à exposição de animais, no local, que são frutos do programa Piauí Mais Genética, que engloba projetos e ações estratégicas para o desenvolvimento de técnicas de manejo e melhoramento genético dos rebanhos de bovino, caprinos e ovinos, com o uso da biotecnologia de inseminação artificial e utilização de reprodutores melhoradores.

Ano passado fizemos uma ação pioneira dentro da Expoapi, distribuindo 30 caprinos reprodutores para pequenos criadores rurais piauienses. Nosso intuito era que esses reprodutores possam melhorar o rebanho dos criadores, aumentando a renda deles. E nesta nova edição vamos apresentar no espaço da Sada os filhotes desses animais modificados geneticamente e os relatos dos criadores”, disse André Nogueira, diretor de Inovação da Sada.

A Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi), também irá realizar ações em conjunto com a Sada, dentro da programação da Expoapi. Os técnicos e veterinários são responsáveis pela fiscalização dos animais que estarão expostos.  No local foi montado um stand exclusivo para a agência, onde o criador e o visitante poderão tirar dúvidas sobre o fortalecimento da defesa agropecuária piauiense.

Ainda no espaço terá demonstração do Programa Água Doce, com exposição de uma maquete do sistema de dessalinização. Existem hoje 60 sistemas funcionando em nove cidades do semiáriodo e até 2028 esses números devem dobrar. Já pelo programa Mais Ater terá a demonstração técnica de inovação na produção de silagem com a utilização Inovagro, máquina que tritura, compacta e ensaca forragem para produção de silagem.

Atrações

A Expoapi é um dos eventos mais tradicionais e relevantes do estado, com destaque para leilões de equinos, caprinos e bovinos. O evento também contará com um espaço agro, reunindo expositores e fornecedores focados na produção de milho, soja e algodão.

Entre os dias 5 e 8 de dezembro, a Expoapi oferecerá shows gratuitos com atrações nacionais. Entre os artistas confirmados estão Nattan, Simone Mendes, Mari Fernandez, Mara Pavanelly, Taty Girl, Tropykália, Júnior Vianna, Chicão dos Teclados, Marcus Julião, Jarly Almeida e Matheus Ximenes.