Cidades do Piauí atingem cota de alerta após cheia do Rio Parnaíba
Dados são do boletim divulgado pelo Sistema de Alerta de Eventos Críticos (SACE)De acordo com o boletim de Monitoramento dos dados hidrometeorológicos na bacia do Rio Parnaíba, divulgado pelo Sistema de Alerta de Eventos Críticos, nesta terça-feira 5, algumas cidades do Piauí estão em cota de alerta com relação ao risco de inundação.
De acordo com o mapar de monitoramento, as cidades de Esperantina, Barras e Luzilândia estão com o nível dos rios em situação de alerta.
Confira tabela e classificação dos campeonatos de futebol.
Segundo o boletim, o nível do Rio Parnaíba em Luzilândia está em 526cm bem próximo da cota de inundação que é de 570cm, já Esperantina está com nível em 674 cm sendo que a cota de inundação é de 740 cm, a cidade de Barras cuja a cota de inundação é de 420 cm está com nível em 394 cm.
O Sistema de Alerta hidrológico da bacia do Parnaíba tem como objetivo o monitoramento e previsão dos níveis do rios Parnaíba e Poti. O sistema de alerta é uma medida não estrutural que é considerado um importante instrumento para mitigar os efeitos decorrentes das enchentes e inundações, reduzindo consideravelmente os prejuízos sociais e econômicos.