Cidades do Piauí atingem cota de alerta após cheia do Rio Parnaíba

Dados são do boletim divulgado pelo Sistema de Alerta de Eventos Críticos (SACE)
Por Redação

Foto: Grande Piauí Boletim divulga cidades do Piauí cujo nível do Rio Parnaíba está em cota de alerta
Boletim divulga cidades do Piauí cujo nível do Rio Parnaíba está em cota de alerta
Foto: Reprodução SaceMapa

De acordo com o boletim de Monitoramento dos dados hidrometeorológicos na bacia do Rio Parnaíba, divulgado pelo Sistema de Alerta de Eventos Críticos, nesta terça-feira 5, algumas cidades do Piauí estão em cota de alerta com relação ao risco de inundação.

De acordo com o mapar de monitoramento, as cidades de Esperantina, Barras e Luzilândia estão com o nível dos rios em situação de alerta.

Segundo o boletim, o nível do Rio Parnaíba em Luzilândia está em 526cm bem próximo da cota de inundação que é de 570cm, já Esperantina está com nível em 674 cm sendo que a cota de inundação é de 740 cm, a cidade de Barras cuja a cota de inundação é de 420 cm está com nível em 394 cm.

Foto: Grande PiauíBoletim divulga cidades do Piauí cujo nível do Rio Parnaíba está em cota de alerta
Boletim divulga cidades do Piauí cujo nível do Rio Parnaíba está em cota de alerta

O Sistema de Alerta hidrológico da bacia do Parnaíba tem como objetivo o monitoramento e previsão dos níveis do rios Parnaíba e Poti. O sistema de alerta é uma medida não estrutural que é considerado um importante instrumento para mitigar os efeitos decorrentes das enchentes e inundações, reduzindo consideravelmente os prejuízos sociais e econômicos.

Saiba mais sobre: