Corpo de bombeiros do Maranhão alerta para risco de Tsunami

Em nota nota a instituição comunica a possibilidade baixa de ocorrer um tsunami no litoral do estado
Por Redação

Foto: Nasa Vulcão Cumbre Vieja estava adormecido há dácadas
Vulcão Cumbre Vieja estava adormecido há dácadas

O Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão, por meio da Defesa Civil Estadual, divulgou no último sábado 18, uma nota em que comunica a possibilidade baixa de ocorrer um tsunami no litoral maranhense e que tem monitorado a situação nas Ilhas Canárias.

"Especialistas da rede Sismográfica Brasileira (RSBR) apontam que as chances disso [tsunami] acontecer são muito baixas. De acordo com o órgão, somente uma atividade vulcânica excepcional poderia provocar um tsunami com a capacidade de atingir o Brasil", diz um trecho da nota.

No domingo (19), um vulcão entrou em erupção e já acende o alerta em moradores da vila de El Paso. Porém, os riscos de um tsunami na costa brasileira, inclusive a maranhense, é remota, segundo os especialistas.

A defesa civil do Maranhão garantiu por meio da nota que está tomando todas as providências cabíveis na situação. "A Defesa Civil Estadual e o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão têm tomado todas as providências de monitoramento quanto ao possível evento, em conformidade com seus planejamentos estratégicos de prevenção e preparação a desastres naturais no Estado do Maranhão", completa a nota.