O que esperar do clima no Brasil no segundo semestre de 2024; confira
O desenvolvimento do fenômeno La Niña é esperado para este mês de julhoO mês de Julho começou com uma grande frente fria, que trouxe chuva e baixas temperaturas, com a passagem de uma forte massa de ar frio pelo centro-sul do Brasil. Mas o que se espera de julho é um mês de secura no país, de pouca ou nenhuma chuva, de acordo com o site Climatempo. A previsão da Climatempo é que chova até um pouco menos do que o normal. Isto quer dizer que muitas áreas do Sudeste, do Centro-Oeste, do Nordeste e do Norte vão passar o mês sem ver chuva.
O El Niño que se formou no ano passado terminou junto com o fim do outono. O que se espera agora é o desenvolvimento de um La Niña, no decorrer do mês de agosto. Julho segue com um padrão neutro de temperatura no oceano Pacífico Equatorial central e leste.
Confira tabela e classificação dos campeonatos de futebol.
De acordo com a climatologia julho será um mês com temperaturas médias acima do normal em praticamente todo o país. As áreas que vão sentir as temperaturas mais atípicas, mais acima do normal, devem ser o noroeste do Paraná, o centro-oeste e o norte do estado de São Paulo, o Triângulo mineiro, o extremo sul de Goiás, o estado de Mato Grosso do Sul, o centro-sul e oeste de Mato Grosso e o extremo sul do estado de Rondônia.
Na maioria das áreas do Rio Grande do Sul, as temperaturas médias em julho de 2024 devem ficar próximas da normalidade por causa da frequente passagem de ar polar pelo Estado. Várias massas polares devem atuar sobre o estado, mas nem sempre se estenderão por toda a Região Sul.
Massas de ar frio intensas devem avançar pelo país na segunda quinzena do mês de julho.