Semarh emite alerta sobre aumento dos rios na Bacia do Parnaíba

Os trechos estão em estado de alerta devido a um aumento de 10% acima da média anual.
Por Redação

Foto: Grande Piauí Boletim divulga cidades do Piauí cujo nível do Rio Parnaíba está em cota de alerta
Boletim divulga cidades do Piauí cujo nível do Rio Parnaíba está em cota de alerta

A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), por meio da Sala de Monitoramento e Previsão de Eventos Climáticos Extremos, emitiu um boletim de alerta, nessa quarta-feira (21), destacando alterações nos rios monitorados na Bacia do Parnaíba.

O boletim alerta para dez trechos da bacia do rio Parnaíba, que estão em estado de alerta devido a um aumento de 10% acima da média anual, segundo dados da rede de monitoramento da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), colocando-os em cota de atenção.

Os trechos, localizados em diferentes municípios piauienses, incluem: dois trechos no Rio Parnaíba, em Santa Filomena; Trecho no Rio Piauí, em São João do Piauí; Trecho no Rio Itaim, em Santa Cruz do Piauí; Trecho no Rio Itaim, em Oeiras; Trecho no Rio Canindé, em Francisco Ayres; Trechos no Rio Poti, em Prata do Piauí; Trechos no Rio Poti, em Castelo do Piauí; Trecho no Rio Parnaíba, em Miguel Alves; Trecho no Rio Longá, em São José do Divino.

A coordenadora da Sala de Monitoramento e Previsão de Eventos Climáticos Críticos, Sara Cardoso, destaca a importância da conscientização da população diante dessa situação. "É essencial que tanto a população quanto os órgãos competentes estejam alertas para a possibilidade de enchentes e inundações, a fim de se protegerem de situações extremas relacionadas aos níveis dos rios", conclui.

Saiba mais sobre: