Temperatura cai em grande parte do Brasil devido a onda de frio aponta INMET

No final de semana a previsão é que as temperaturas comecem a subir
Por Redação

No início da semana a tempestade subtropical Yakecan começou a se formar próximo a costa do Rio Grande do Sul, é o que segundo informação divulgada pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), ocasionou ventos fortes no estado e no vizinho Santa Catarina, durante a terça e quarta-feira 18.

De acordo com o INMET, além dos ventos a Yakecan também proporcionou a intensificação de uma forte massa de ar frio no continente. Na madrugada de terça-feira 17, chegou a nevar em algumas áreas da Serras Gaúcha e Catarinense e também no sul do Paraná. Na Serra da Mantiqueira e em Campos do Jordão houve geada.

As menores temperaturas foram registradas em estados como Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais e em Goiás conforme mostra a tabela abaixo:

Foto: Reprodução INMETtabela

  A massa de ar frio continuou até ontem 19, derrubando as temperaturas em boa parte do país, chegando a atuar até mesmo nas regiões Norte e Nordeste. No Distrito Federal, a temperatura registrada na estação meteorológica do INMET localizada no Gama (DF) registrou apenas 1,4°C.

De aordo com o INMET, as temperaturas ainda serão baixas na manhã de sexta-feira (20) em grande parte do Brasil. Há previsão de formação de geada em áreas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Distrito Federal.

No sábado (21) a tendência é de início de elevação das temperaturas na parte central do Brasil. As chuvas ficarão concentradas na faixa norte do Brasil, com maiores valores previstos para o norte do Pará e do Maranhão.

*Com informações do INMET.

Saiba mais sobre: