Terra registra ano mais quente já visto pela humanidade diz observatório

Segundo o Serviço Copernicus de Mudanças Climáticas, 2024 é o mais quente já registrado na história
Por Redação

Foto: John Towner/Unsplash ONU confirma que 2023 bate recorde de temperatura global
ONU confirma que 2023 bate recorde de temperatura global

O ano de 2024 está sendo considerado o mais quente já registrado na história da humanidade e o primeiro a superar a marca de 1,5ºC acima dos níveis pré-industriais. Os dados estão de acordo com o Serviço Copernicus de Mudanças Climáticas (C3S), observatório da Terra da União Europeia, divulgados nesta segunda-feira 9. O ano é o mais quente já vivido na terra desde o período pré-industrial, de 1850-1900.

Novembro teve uma temperatura média superficial de 14,10ºC, o segundo mais quente da história, perdendo apenas para o de 2023. Este foi o 16º mês, em um período de 17 meses, em que a temperatura média global da superfície superou os 1,5ºC em comparação com o período pré-industrial. Segundo o levantamento, o mês foi marcado pela continuação de secas históricas na maior parte da América do Norte e do Sul, Rússia ocidental, Chifre da África, sul da China e África Austral. Outras regiões, por sua vez, registraram chuvas acima da média, como Estados Unidos, Ásia Central e partes do Chile, do Brasil e da Austrália.

De acordo com os cientistas climáticos, apesar de a Terra ter registrado a temperatura limite este ano, ela ainda não se tornou definitiva. Para isso, é necessário que esse número seja repetido em vários anos seguidos.