Começa nesta quarta 16 em Floriano o 12ª edição do Festival Nacional de Teatro

O evento será realizado de 16 a 20 de outubro nos Teatros Maria Bonita e Cidade Cenográfica.
Por Redação

Foto: Cauê Felix/Divulgação) Monólogo Sertão Hamlet do ator e dramaturgo Guido Campos
Monólogo Sertão Hamlet do ator e dramaturgo Guido Campos

O tradicional Festival Nacional de Teatro do Piauí chega à sua 12ª edição. No período de 16 a 20 de outubro, grupos de diversos estados se apresentam em Floriano com programação adulta e infantil. O evento é gratuito e os espetáculos serão distribuídos nos Teatros Maria Bonita e Cidade Cenográfica. O festival também conta com laboratórios de arte cênica para profissionais da cultura e população em geral.

Neste ano, o festival recebe grupos de teatro de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Santa Catarina, Goiás, Pernambuco, Maranhão, Ceará e Piauí. Dentre os espetáculos está o monólogo “Sertão Hamlet”, do ator e dramaturgo Guido Campos. Com uma mistura de humor e emoção, a peça explora temas como amor e desamor, além de uma crise existencial que ressoa no homem contemporâneo.

“Há mais de uma década buscamos democratizar o acesso à cultura no semiárido piauiense por meio das artes cênicas com apresentações gratuitas de espetáculos dos mais variados cantos do país. Também propomos contribuir com a profissionalização no setor por meio de diversas oficinas como interpretação, iluminação cênica e musicalização”, declara César Crispim, organizador do festival.

Dentre a programação infantil, o 12º Festival Nacional de Teatro do Piauí traz o espetáculo “Drummond Para Crianças”, do Grupo Sintonia Dominó, do Rio de Janeiro. A peça é uma contação de história que insere as crianças no universo poético de Carlos Drummond de Andrade e busca estimular a paixão por livros e poesias de diversos autores brasileiros.

O festival é uma realização do Grupo Escândalo Legalizado de Teatro, fundado em 1987, por artistas florianenses, que também é responsável pelo espetáculo Paixão de Cristo de Floriano. O evento conta com apoio da Secretaria da Cultura do Piauí (Secult), por meio do Sistema de Incentivo Estadual à Cultura (Siec), com o patrocínio da Equatorial Piauí, como parte das suas ações de responsabilidade social.